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segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Século XIX

Fogão a gás (1802)

No inicio do século XIX o Inglês George Bodley, criou a partir da ideia de cozinhar seus alimentos de uma maneira mais pratica inventou o fogão a gás, de ferro com quatro queimadores e um pequeno forno. O fogão a gás permitia cozinhar os alimentos de uma forma mais planejada, por que o fogão a lenha não cozinhava os alimentos da mesma forma em alguns lugares ele ficava cru e em outros queimados.
Os primeiros fogões a gás e eram muito perigosos, explodiam frequentemente e também, deixavam fumo por que a chama mudava de azul para vermelho e depois para amarelo assim, deixando fumo espalhado pelo recinto. Em 1824, Tate inventou o gasómetro telescópico, aparelho que permitiu que o gás passasse a ser fornecido em condições bastante estáveis, independentemente do consumo. Em 1826, o inglês James Sharp (1790-1870), director adjunto da Northampton Gas Company, patenteia o primeiro modelo de um fogão a gás, que viria a ter êxito no mercado.
O fogão a gás com certeza é indispensável para o nosso dia a dia, ele é o principal e mais utilizado meio de se cozinhar os alimentos no nosso século. Esse que diferente de vários outras maquinas por ai inventado continua exercendo um papel fundamental em nossas vidas, sem ser substituído apenas modificado.

Fogão a gás de 1802

Planador (1804)

O planador foi o primeiro aeroplano. As inúmeras tentativas do homem para imitar o voo dos pássaros fizeram construir vários tipos de planadores. O tempo registra muitos fatos que descrevem as tentativas de voar do homem.
Sir George Cayley, no séc. XIX, foi o primeiro homem que estudou a teoria de voo em termos de matemática e construiu um planador que lançado de uma colina, chegou a resultados muito bons.
John Montgomery foi o primeiro americano a construir um planador que voou. Ele também foi o primeiro a conseguir o controle objetivo do voo de planador. Começou as suas experiências em 1883, e antes de 1905 estava dando demonstrações públicas. Montgomery usou balões de ar quente para erguer o seu planador no ar. Depois de se libertar do balão, ele pilotava o planador de volta ao solo.


  
Locomotiva (1804)

Em 1804, ocorreu o primeiro passeio de uma locomotiva, chamado de “cavalo mecânico”. Ele foi construído para transportes da matéria prima. Com o aumento das cidades Richard Trevithick, construiu um modelo para exclusivamente transportar carvão de uma cidade à outra.
Era Chamado de cavalo mecânico por que naquele tempo eram apenas cavalos que faziam a tração dos vagões, assim com a criação de Richard passou a serem locomovidos a vapor, eles chamavam de um cavalo com forças eternas.
No inicio Richard não conseguia fazer com  que as pessoas olhassem com bom futuro o seu “cavalo mecânico”, apenas em 23 de fevereiro de 1804 ele conseguiu mostrar para um minerador que ele poderia servir de transporte, levando 70 pessoas e 10 toneladas de ferro por uma trilha de 15 quilômetros.
Mas o cavalo mecânico não teve muito tempo de vida, assim devido há algumas modificações feitas pelo inglês George Stephenson, que esse meio de transporte foi se consolidando e se mantém vivo até hoje.


        
Endoscópio (1805)

Foi Philip Bozzini quem, em 1805, fez a primeira tentativa de observar o corpo humano vivo diretamente através de um tubo que ele criou, conhecido por Lichtleiter (instrumento de orientação da luz) para examinar o trato urinário, o reto e a faringe. Em 1853, Antoine Jean Desormeaux, da França, fabricou um instrumento especialmente destinado a examinar o trato urinário e a bexiga. Ele o denominou de “endoscópio”, e essa foi a primeira vez que o termo foi utilizado na história. Instrumentos semelhantes a endoscópios apareceram já na era AC. O endoscópio, um instrumento que permite observar o interior do corpo humano, foi usado na antiguidade, nos períodos grego e romano. Nas ruínas de Pompéia, foi descoberto e evidenciado um instrumento considerado um protótipo dos endoscópios.

Lichteiter inventado por Bozzin


Endoscopia inventada por Desormaux





Lâmpada a arco voltaico (1809)

A lâmpada a arco voltaico deu origem, as modernas lâmpadas de descarga de mercúrio e sódio foram comercializadas de 1888 até 1920 na iluminação pública e ambientes.Em projetores cinematográficos, foi utilizada até a década de oitenta, existindo até hoje em cinemas ao redor do planeta.
A lâmpada de arco voltaico foi inventada no início do século XIX, por volta de 1800 por H. Davy. Ele havia descoberto que um circuito elétrico, alimentado por uma potente Bateria com dois bastões de carbono pontiagudos nas extremidades em contato mecânico inicial, e após o fechamento do arco, mantida uma distância uniforme, a passagem de corrente elétrica gerava um arco voltaico com alta luminosidade, pois a temperatura do polo positivo chega a 3 700°C, e no polo negativo fica por volta de 2 500°C.
Depois do início do fenômeno, observa-se que o polo negativo toma forma pontiaguda e o polo positivo toma forma de cratera.



Transfusão de sangue (1818)

A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferência de sangue ou de um componente sanguíneo de uma pessoa para outra.
É um tipo de terapia que tem se mostrado muito eficaz em situações de choque, hemorragias ou doenças sanguíneas. Frequentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.
Uma transfusão sanguínea foi descrita no século XV pelo escritor italiano Stefano Infessura. O relato, de 1492, informava que o Papa Inocêncio VIII estava em coma. Foi então colocado o sangue de três meninos por via oral. Os meninos tinham 10 anos de idade e a eles foi prometido um ducado para cada um. Entretanto, o Papa e os meninos morreram. Alguns autores não dão credito ao relato de Infessura, acusando-o de antipapismo.
As primeiras transfusões de sangue foram realizadas em animais no século XVII por Richard Lower, em Oxford, no ano de 1665.
Dois anos mais tarde, Jean Baptiste Denis, médico de Luis XIV, professor de filosofia e matemática na cidade de Montpellier, através de um tubo de prata, infundiu um copo de sangue de carneiro em Antoine Mauroy, de 34 anos, doente mental que perambulava pelas ruas da cidade que faleceu após a terceira transfusão. Na época, as transfusões eram entre espécies diferentes e Denis defendia sua prática argumentando que o sangue de animais estaria menos contaminado de vícios e paixões. Esta prática considerada criminosa e proibida inicialmente pela Faculdade de Medicina de Paris, posteriormente em Roma e na Royal Society, da Inglaterra.
Em 1788, Pontick e Landois, obtiveram resultados positivos realizando transfusões homólogas, chegando à conclusão de que poderiam ser benéficas e salvar vidas. A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818, que após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu mulheres com hemorragias pós-parto.
No final do século XIX, problemas com a coagulação do sangue e reações adversas continuavam a desafiar os cientistas.




Extintor de incêndio (1818)

Extintor de incêndio é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergências. Em geral é um cilindro que pode ser carregado até o local do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão.
O médico alemão M. Fuchs inventou em 1734 bolas de vidro cheias de uma solução salina destinada a ser atiradas no fogo. O moderno extintor de incêndio automático foi inventado por um militar inglês, o Capitão George William Manby, depois de ter presenciado um incêndio em 1813 em Edimburgo que começou no quinto andar de um edifício no qual as mangueiras não alcançavam devido a altura da edificação. Nada pode fazer para evitar que o fogo se espalhasse e tomasse o quarteirão.
Vendo tal fato o Capitão George, declarou que convicto que a aplicação de água num momento crítico, mesmo em pequena quantidade, exerce efeito. Porém utilizando uma quantidade muito superior num momento posterior não surtiria efeito, pois na velocidade em que as chamas se propagam a destruição é certa.
Em 1816 ele inventou um aparelho cilíndrico de cobre, com sessenta centímetros de altura e capacidade de quinze litros. Era envasado com até três quartos de um líquido que Manby descrevia como fluido anti-chamas como uma solução de potassa cáustica. O espaço restante era cheio de ar comprimido.



Eletroímã (1820)

O eletroímã foi inventado pelo eletricista britânico William Sturgeon em 1825, que também inventou o primeiro motor elétrico prático.
O eletroímã é um aparelho que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.
Quando o fio é submetido a uma tensão, o mesmo é percorrido por uma corrente elétrica, o que gerará um campo magnético na área circunvizinha a essa espira através da Lei de Biot-Savart.



Fotografia (1826)

A invenção da fotografia é um processo muito demorado. Foram feitas varias tentativas de fazer um retrato exato, ou seja, saindo igual a como vemos a olho nu. Isso tudo começou em 1558, por Baptista Della Porta, com sua câmera escura. Que ficou conhecida pelo pintor, Leonardo da Vinci que a usava em seus desenhos.
O cientista italiano Ângelo Sala, em 1604, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, mas pensava que esse efeito fosse produzido pelo calor. Foi então que, Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gesso em 1724, observou que era a prata alógena, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento.
  Apenas em 1826, que o Francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho com Betume, (derivado do petróleo) conseguiu tirar uma foto que ficava exposta ao sol por 8 horas. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol.
  Daguerre, outro Francês, criava quase na mesma época de Joseph, outro processo com uma câmera escura de efeito visuais, chamado de “Diorama”. Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.
  Depois da morte de Niépce, desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo foi denominado daguerreotipia.

Ônibus (1826)

O conceito de ônibus como modalidade de transporte público tem sua origem na cidade de Nantes, França onde, em 1826, Stanislav Baudry decidiu estabelecer um transporte entre o centro da cidade e as instalações de banhos públicos de sua propriedade em Richebourg, nos arredores da cidade. O serviço combinava as funções das carroças hackney com as das diligências que percorriam uma rota pré-determinada, transportando passageiros e correio. O veículo era dotado de bancos de madeira ao longo do mesmo e a entrada era efetuada por trás.



Caneta tinteiro (1827)

A caneta tinteiro foi cria da por, Petrache Poenaru em 1827. No inicio foi lhe dada o nome de "Condei portaret, fara sfarsit, alimentândo-se insusi cu cerneala" (Caneta portátil, sem fim, alimentando-se a si mesma com tinta).
A caneta tinteiro foi a percursora de todas as canetas esferográficas até hoje. Ela era de metal, com um reservatório para a tinta. A primeira caneta tinteiro arranhava o papel, por ser de metal. Ela era muito cara por ser feita a mão.  Depois de muito tempo ela foi adaptada e passou a ser mais barata.


Cortador de Grama (1830)

Edwin Budding em 1830 construiu o primeiro cortador de grama. Ele foi construído com finalidade de cortar a grama, de áreas esportivas ou terrenos plainos. A primeira máquina produzida foi 19in de largura com uma estrutura de ferro forjado. O cortador foi empurrado para trás com a força motriz vinda do rolo traseiro da terra, que levou as engrenagens para transferir, a unidade para as facas no cilindro de corte. Havia outro rolo colocado entre o cilindro de corte e o rolo de terra, que era ajustável para alterar a altura de corte.



Lâmpada incandescente (1835)

Apartir do século XIX, muito inventores tentaram construir fontes de luz usando energia elétrica.  Humphry Davy, em 1802, construiu a primeira fonte luminosa com um filamento de platina. Utilizando-se do efeito Joule, vem do que um resistor que é aquecido pela corrente elétrica, a ponto de emitir luz visível.
Depois de 21 inventores tentarem aperfeiçoar este efeito, veio Thomas Alva Edison, Popular Thomas Edison. Que em 1879, conseguiu criar uma lâmpada que podia ser comercializada. Ele utilizava um pedaço muito fino de carvão, que aquecia acima de 900K que emitia luz, muito fraca, que inicialmente era bastante avermelhada e fraca, passando ao alaranjado e alcançando o amarelo, com uma intensidade luminosa bem maior, ao atingir sua temperatura final, próximo do ponto de fusão do carbono, que é de aproximadamente 3 800 K.
A lâmpada criada Pro Thomas foi à percursora Mundial de todas as outras.

Revólver (1835)

O Inglês Samuel Colt criou em 1836 o que chamamos de revólver, mas que ele nomeou de Colt. Diz-se ainda, que Samuel teria criado uma arma para uma pessoa em especial, em 1835. Mas aquela arma se perdeu e continua perdida até então. Por isso Samuel começou a fabrica-las apenas em 1836.
A arma Colt, era uma revolução para o seu tempo, pois não se tinha outra arma tão pequena e pratica como essa. Ela tinha um tambor, que comportava seis balas, assim quando disparada ela rodava o tambor e já estava recarregada automaticamente. Os revolveres não evoluíram muito desde então.

Colt, revólver de 1836.
Célula combustível (1839)

William Grove construiu primeira célula de combustível em 1843. Células de combustível não foram aplicadas até 1960, quando passaram a ser usadas no programa espacial americano para produzir eletricidade e água potável, processo extremamente caro porque as células tem que estar em hidrogênio e oxigênio puro.
Uma célula combustível é uma célula eletroquímica, basicamente uma bateria em que é consumido um combustível e é liberada energia. Hoje a Cassio está por lançar um notebook com o funcionamento a partir de uma célula combustível.




Éter analgésico (1842)


Em 1844 um dentista chamado de Horace Wells, percebeu as propriedades anestésicas do óxido nitroso em 10 de dezembro de 1844. Quando viu um garoto cortar a perna e não sentir dor quando inalava óxido nitroso. Em 1845 Wells fracassou em sua tentativa de demonstrar publicamente uma extração dentária sem dor com o uso do óxido nitroso. Na verdade o óxido nitroso é uma droga mais analgésica do que anestésica.
Em 16 de Outubro de 1846 a anestesiologia tem seu marco inicial com William Thomas Green Morton, realizando uma anestesia baseada em éter no paciente Edward Gilbert Abbott para que o cirurgião John Collins Warren tirasse um tumor que lhe tomava a glândula submaxilar e uma parte da língua.  Hoje em dia não é mais usado o éter como anestésico por que a risco de explodir.



Carro elétrico (1842)

Robert Anderson inventou o primeiro carro elétrico, entre 1832 a 1839 (o ano exato é incerto).  Robert Anderson construiu uma carruagem eléctrica em 1830 usando pilhas não recarregáveis. Ele se tornou o Detroit elétrico recarregável (1907 – 1939) .
Foi principalmente comercializado para as mulheres que não queriam se preocupar acionando um motor.
Um dos primeiros modelos elétricos – o Phaeton, da Wood, de 1902 – custava 2000 USD, tinha duração de 29 km e uma velocidade máxima de 22 km/h.
Havia uma empresa de fabricava esses carros, mas depois se juntou com outra empresa, que começou a Fabricar carros a gasolina com a intensão de o motor ser mais barulhento. Para mostrar ser mais bruto e também ser comercializado por homens.
Depois disso Henry Ford, apareceu com um carro chamado T, a gasolina. Todo carro a dele era preto por isso ele dizia: “todo americano pode escolher a cor de seu carro. Desde que esta cor seja preta”. Mas o carro de Ford deixava muita fumaça preta, por isso ele procurou ninguém menos que Thomas Edison, para fabricar um motor elétrico. Mas os donos de petróleo não aceitavam, e por isso todas as baterias enviadas por Thomas para Ford não chegavam funcionando a Ford. Depois de um tempo eles fizeram um laboratório que foi “acidentalmente” incendiado. Depois veio a 1ª guerra mundial, aonde os veículos foram movidos a gasolina, fazendo se popularizar ainda mais.




Programa computacional (1843)

Em 1843, um trabalho realizado por Ada Lovelace, dando uma forma para calcular os números de Bernoulli através da máquina analítica de Charles Babbage, é considerado o primeiro programa de computador.
A primeira aplicação prática da programação surgiu com os dispositivos baseados em cartões perfurados, que eram utilizados desde o século XVIII na indústria da confecção. O empresário Americano Hermann Hollerith, utilizou o conceito no processamento dos dados do censo dos Estados Unidos da América em 1890. Mas apenas em 1940 depois de desenvolvida uma linguagem de fácil entendimento  o Fortran, que este programa foi bem aceito.

Charles Babbage.

Barômetro (1843)

A maioria dos barômetros aneroides foram inventados a partir de 1843. Ele é portátil e muito mais pratico, e feito de uma pequena caixa de metal fechada a vácuo. Um lado é fixo e o outro é ligado a uma forte mola que evita que a caixa se abra. O lado móvel se expanda se a pressão do ar diminui e se comprime se a pressão do ar aumenta. A posição do lado móvel é indicada por um ponteiro. O barômetro de mercúrio é utilizado em laboratórios de pesquisa e em grandes estações de meteorologia. Barômetros aneroides são usados em casa, em navios e em todas as estações climáticas.





Máquina de escrever (1843)

A máquina de escrever foi uma invenção de Henri Mill, em 1714. Porém apenas em 1808 o Italiano Pellegrino Turri, criou um sistema de teclado. Mas apenas em 1843 (data considerada pela primeira utilização), o mecânico norte americano Carlos Thuber, conseguiu criar um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita. As primeiras máquinas escreviam apenas em letras maiúsculas, tempo depois Brooks, foi quem conseguiu escrever em letras maiúsculas e minúsculas.
A última fábrica que produzia máquinas de escrever não elétricas, a Godrej and Boyce em Bombaim, Índia, encerrou em 2011, depois de ter vendido menos de 1.000 exemplares no último ano.



Alfinete de segurança (1849)
      
Foi inventado a 10 de Abril de 1849 por um nova-iorquino, Walter Hunt. Provavelmente uma das mais simples invenções da História, que o sr. Hunt vendeu por 400 dólares – ele não deveria saber o que tinha ali. Mas por muito simples que fosse, tornou-se um dos maiores aliados de gerações de mães. Com as novas fraldas caiu em desuso, mas bebês mais antigos conheceram-no e conviveram durante muito tempo com ele.



Macaco hidráulico

O macaco é uma ferramenta utilizado para auxiliar a troca dos pneus de carros. O instrumento ergue o veículo através de uma manivela, assim sustentando o carro enquanto sem um dos pneus, e possibilitando a troca. Tem este nome, devido o marketing de uma empresa americana que fabricava esta ferramenta, na época do filme King Kong, e, para simbolizar força, colocou o nome no equipamento de "Monkey" (Macaco em inglês), assim, o nome se popularizou mundialmente, e hoje, é utilizado tecnicamente, não só na ferramenta para levantar carros, mas, em todas que utilizam força. 




Seringa Hipodérmica (1853)

Imaginada no século XV pelo italiano Gattinara, a primeira seringa teve de esperar quase duzentos anos para ser realmente colocada em prática. Os ingleses C. Wren e R. Boyle fizeram as primeiras demonstrações da novidade em 1657. A seringa hipodérmica foi criada em 1853 pelo médico francês Charle Pravaz (1791-1853). Ela possibilitava injetar os remédios diretamente no organismo, antes só tomados por via oral. O médico londrino Fergusson foi o primeiro a usar o vidro, que permite acompanhar a saída do medicamento da injeção. Mas foi o francês Luer quem, em 1869, fabricou a primeira seringa todinha de vidro.




Bico de Bunsen (1855)

O bico de Bunsen é um dispositivo usado para efectuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orificios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra atraves do tubo de borracha. O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday. Em biologia, especialmente em microbiologia e biologia molecular, é usado para manutenção de condições estéreis aquando da manipulação de microorganismos, DNA, etc.




Bateria recarregável (1859)

A primeira bateria tem suas origens nas descobertas do italiano Alessandro Volta em 1800, quando inventou a pilha não recarregável. Em 1859, o físico francês Gaston Planté idealizou uma bateria para acumular energia elétrica, constituída basicamente de duas placas de chumbo, separadas por placas de borracha imersas em uma solução diluída de ácido sulfúrico. Nascia, então, a bateria recarregável. Os primeiros veículos funcionavam à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era a base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio veículo, cujo gás alimentava diretamente o farol. Foi nos meados de 1912 que surgiu a ignição por bateria, e os novos veículos registravam grandes melhorias e passavam a vir equipados com a partida elétrica tendo uma fonte de energia (bateria) e uma fonte de produção de corrente (dínamo ou alternador), sendo a luz alimentada pelo próprio sistema elétrico. Este conceito aplica-se até os dias de hoje.



Espectrômetro

Um espectrômetro ou espetrômetro é um instrumento óptico utilizado para medir as propriedades das luz em uma determinada faixa do espectro eletromagnético.
Sua estrutura basicamente se resume a existência de uma rede de difração e um captador. A rede faz com que a luz incidente sobre a abertura do espectrômetro se divida em feixes de onda aproximadamente monocromáticos. Já esses feixes incidem sobre os captadores que são sensores fotovoltaicos. Deste modo, temos uma leitura da intensidade luminosa de cada comprimento de onda que existe na composição de nosso feixe incidente. Com isso podemos caracterizar uma série de materiais quanto à sua absorção luminosa, fluorescência, transmissão entre outros.




Fotografia Colorida (1861)


O dia 17 de maio de 1861 ficou marcado pela exibição da primeira fotografia em cores do mundo. O responsável pela façanha foi o físico James Clerk Maxwell, mais conhecido por unificar as observações sobre eletricidade, magnetismo e luz para a teoria clássica do eletromagnetismo. O fruto do seu trabalho foi apresentado 150 anos atrás, em uma palestra no Instituto Real de Londres, no Reino Unido.
A imagem da fita tartã foi feita na realidade pelo seu assistente Thomas Sutton, mas seguindo as instruções de Maxwell. Trata-se de uma composição de três imagens monocromáticas tomadas através de filtros vermelhos, verdes e azuis. Ao projetar essas imagens a partir de três lanternas – cada uma com um filtro de cor diferente – uma contra as outras, uma imagem colorida foi produzida.
Na verdade, como se descobriu muito mais tarde, o experimento não deveria ter funcionado. Sutton usou emulsões (o material sensível à luz para cobrir as lanternas) insensíveis à luz vermelha. Felizmente, porém, o tecido vermelho na fita tartã também refletia ultravioleta, e o experimento acabou dando certo mesmo com esse contratempo.
Maxwell merece o crédito por ter inventado o método das três cores que é a base para praticamente todos os processos atuais de coloração de imagens, sejam químicos ou eletrônicos. O Instituto Real de Londres, palco da exibição do professor Maxwell em 1861, realiza uma série de eventos durante as próximas semanas para comemorar o seu legado.
Primeira fotografia colorida


Câmera Refles (SLR) (1861)

A história da câmera reflex de lente única é anterior à invenção da fotografia em 1826/27 por um século e meio com o uso de um espelho de reflexo em uma câmera obscura descrita pela primeira vez em 1676. Tais dispositivos SLR eram populares como o desenho aids ao longo do século 18, porque um artista poderia traçar sobre a imagem vidro moído para produzir uma imagem verdadeira da vida real.
A patente britânica foi concedida em 1861 para o mercado interno da câmera fotográfica SLR primeiro espelho, mas a primeira produção fotográfica SLR não apareceu até 1884 na América.
Estas câmeras SLR primitivo começou a amadurecer no início do século 20, mas suas desvantagens muitos continuaram a fazê-los insatisfatórios para uso fotográfico geral durante décadas. O SLR pode ser elegantemente simples em conceito, mas acabou por ser diabolicamente complexa na prática. Deficiências do SLR foram resolvidas uma a uma, ópticas e mecânicas tecnologia avançada e na década de 1960 a câmera SLR tornou-se o desenho preferido para muitos formatos high-end da câmera. Na década de 1970, a adição de produtos eletrônicos estabeleceu um lugar importante no mercado de massa para o SLR. O SLR continua a ser o design de câmera de escolha para a maioria dos profissionais e fotógrafos amadores ambiciosos.


Metralhadora (1862)

A partir da década de 1870, surgiu uma competição internacional para a criação de uma arma simples, barata, confiável e que disparasse mais de um tiro de rifle por vez, de forma automática.
O engenheiro estadunidense John Gatling criou uma arma com essas especificações, e que posteriormente levou o seu nome, a metralhadora Sistema Gatling . A gatling possuía seis canos, cada um com uma agulha de percussão, e que giravam em torno de um eixo comum, acionadas manualmente por uma manivela.
As balas, situadas em um recipiente acima dos canos, caíam nestes; ao chegar ao topo do giro, os percussores detonavam a bala. Na parte de baixo da estrutura, havia uma abertura, por onde os estojos usados caíam.
A metralhadora de Gatling alcançava uma taxa de disparo de até 200 tiros por minuto. Mas, apesar de ter feito muito sucesso, ela não era uma arma realmente automática, pois o atirador ainda precisava girar manualmente o conjunto. As gatlings até foram usadas em umas poucas ações do século XIX (como a Guerra da Secessão), mas ficaram obsoletas antes do fim do século devido a uma outra invenção: a metralhadora estilo Maxim.

Pasteurização (1862)

Pasteurização é o processo usado em alimentos ou peças automotivas para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1862, levando o nome do químico francês que o criou: Louis Pasteur.
A pasteurização reside basicamente no fato de se aquecer o alimento a determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos presentes no alimento. Posteriormente estes produtos são selados hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. O avanço científico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos como o leite pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.





Montanha-russa (1865)


Montanha-russa é uma atração popular dos parques de diversões modernos. A primeira montanha-russa foi patenteada em 20 de janeiro de 1865 por La Marcus Adna Thompson. Consiste basicamente em uma estrutura de aço  que forme uma pista composta por elevações similares a montanhas seguidas de quedas, embora também possam possuir inversões e seções de fotos que flagram geralmente o momento de descida dos passageiros na maior queda do brinquedo e que estão à venda na saída.
Nem todas as pistas são circuitos completos podendo ter seu início em lançamentos impulsionados por mecanismos ou serem puxados para trás no início e lançados por um percurso que pode terminar em outra estação ou em uma subida de ângulo próximo a 90º e retornarem ao início de costas. Existem numerosos fãs de montanhas-russas em todo o mundo. Alguns deles vão a parques de diversões exclusivamente para se divertir nelas, principalmente quando há lançamento de uma nova que tenha batido algum recorde.


Pilha seca (1865)
A pilha seca foi inventada em 1865 pelo engenheiro francês George Leclanché . Dão voltagem de 1,5V, e são extensivamente usadas em lanternas, rádios portáteis, gravadores, brinquedos, flashes e outras.
A pilha de Leclanché é formada por um cilindro de zinco metálico, que funciona como ânodo, separado das demais espécies químicas presentes na pilha por um papel poroso. O cátodo é o eletrodo central. Este consiste de grafite coberto por uma camada de dióxido de manganês, carvão em pó e uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco. Esta pilha tem caráter ácido, devido a presença de cloreto de amônio. A expressão pilha seca é apenas uma designação comercial que foi criada há muitos anos para diferenciar este tipo de pilha das pilhas até então conhecidas, que utilizavam recipientes com soluções aquosas, como a pilha de Daniell.
A pilha de Leclanché não pode ser recarregada pois no seu uso ocorre uma semi-reação de redução que é irreversível, com isso a pilha cessa seu funcionamento quando não há mais o díoxido de manganês para ser consumido.
O vazamento da pilha ocorre as vezes pois durante a vida da pilha ocorrem reações redox que vão causando a ruptura do cilindro de zinco e com isso a pasta corrosiva é liberada causando os diversos estragos.





Dinamite (1866)
A palavra dinamite  designa um artefato explosivo à base de nitroglicerina, mais seguro que a pólvora e que a própria nitroglicerina. Foi inventado por Alfred Nobel no século XIX, que o patenteou como pó de segurança para explodir. Este cientista adquiriu com essa patente uma grande fortuna, base do Prêmio Nobel.
Antes da dinamite, se usava a nitroglicerina como explosivo, porém as explosões acidentais eram um obstáculo demasiadamente grande para o seu uso. A nitroglicerina é um líquido altamente sensível a qualquer movimentação, portanto, detonando com muita facilidade na sua produção, transporte e manuseio.



Gerador elétrico


O gerador elétrico é um mecanismo que transforma energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica. O gerador elétrico mais comum é o dínamo de bicicleta.
O gerador elétrico é o agente do circuito que o abastece, fornecendo energia elétrica às cargas que o atravessam.
O físico italiano Alessandro Volta foi quem desenvolveu o primeiro gerador. Estudando efeitos de contração muscular de patas de rãs, sob ação de descargas elétricas, Alessandro Volta descobriu que quando dois discos de metais diferentes, como cobre e zinco, estavam separados por um disco de pano ou papelão umedecido com água salgada, surgia uma diferença de potencial entre os discos de metais.
       Volta aumentou esta diferença de potencial colocando estes aparatos em pilhas. A propriedade dos geradores, de produzir quantidades contínuas de carga elétrica, levou à formulação de um novo conceito e uma nova grandeza física capaz de definir essa propriedade: a força eletromotriz. Este nome foi adotado numa época em que não estava muito clara a distinção entre força e energia.



Jeans (1873)

O jeans começou a ser fabricado em 1873 em Nimes, na França. O nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado por apenas "denim". Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de "genes" pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de "jeans". Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia.Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.





Telefone (1876)

O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.
É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.
Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que Geralmente te sido atribuída à Alexander Graham Bell .


Microfone (1876)

O microfone é um transdutor que converte o som em sinais elétricos. Microfones são usados em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos, shows e na transmissão de rádio e televisão.
A invenção de um microfone prático foi crucial para o desenvolvimento inicial do sistema telefônico. Emile Berliner inventou o microfone em 4 de março de 1876, porém, o primeiro microfone utilizável foi o inventado por Alexander Graham Bell. Muito do desenvolvimento inicial no desenho dos microfones foi alcançado nos Laboratórios Bell.




Ferro elétrico (1882)

O ferro de passar é um instrumento usado para passar roupa, alisando tecidos, utilizando aquecimento. Ferros antigos utilizavam óleo, carvão ou gasolina para aquecer-se, enquanto os modernos utilizam energia elétrica.
A história do ferro de passar ou engomar começa há muito tempo. Desde o século IV já existiam formas de alisar roupas. Os chineses foram os primeiros a utilizar uma panela de latão com brasa e a manuseavam por um cabo comprido para obter o efeito desejado. Nos séculos seguintes, madeira, vidro ou mármore eram os materiais mais comuns dos alisadores criados no Ocidente. Eles eram utilizados a frio, uma vez que até o século XV as roupas eram engomadas, o que impossibilitava o trabalho a quente.
No entanto, o ferro de passar propriamente dito tem suas primeiras referências a partir do século XVII, com o ferro a brasa. Somente no século XIX surgiram outras modalidades como o ferro de lavadeira, a água quente, a gás e a álcool. A evolução do produto culminou em 1882, com a patente do ferro de passar elétrico, feita pelo americano Henry W. Seely e, somente em 1926, surgiria o primeiro ferro a vapor. No Brasil, os primeiros ferros de passar foram importados e sua nacionalização ocorreu durante os anos 50.




Motocicleta (1885)
O motociclo, ou motocicleta é um veículo de duas rodas com um motor que propicia sua auto-locomoção capaz de desenvolver velocidade de cruzeiro com segurança e conforto. É um meio de transporte bastante utilizado devido ao mais baixo consumo de combustível e por ter um preço mais acessível que a maioria dos automóveis. Entretanto, há motos que consomem mais combustível do que muitos automóveis, variando, entre outros fatores, com a cilindrada do motor. Além de um meio de transporte, a motocicleta pode ser usada por áreas como esportes, lazer, utilitária  e como veículo militar.



Automóvel (1886)

Um automóvel é um veículo motorizado, com quatro rodas, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria, sendo um dos meios de transporte mais populares do mundo.
A definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio ainda em teste, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível, comburente e calor que provoque a combustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga. O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, proporcionado a gasolina, diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, etc.







Corrente alternada (1888)

  Por volta de 1888, quando só se havia conhecimento sobre a corrente elétrica contínua, um imigrante sérvio conhecido como Nikola Tesla apresentou para uma usina elétrica nos EUA a corrente elétrica alternada. No entanto, seu projeto foi recusado, mas Tesla não desistiu de seu projeto. A energia elétrica produzida com corrente alternada é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente ao contrário da corrente contínua, que tem direção bem definida e não varia com o tempo, ou seja, a corrente contínua perde força com a distância enquanto a corrente alternada é variável e fornece a mesma quantidade de energia com menor resistência. Sendo assim, Tesla foi apoiado por um empresário e conseguiu expandir seu projeto de energia, o qual é o mais utilizado no mundo atual.
Nikola Tesla




Furadeira elétrica (1889)


Um engenheiro elétrico escocês conhecido como Arthur Arnot, durante seu trabalho na construção de uma usina elétrica, desenvolveu um aparelho conhecido como perfuratriz elétrica. Sua intenção era que fosse usado na mineração, tornando projetos mais viáveis. Porém o alemão Wilhelm Fein adaptou a invenção de Arthur para o uso doméstico em 1895. A partir desse momento mais empresas despertaram interesse pelo aparelho. Foi assim que em 1917 a impressa recém-fundada Black & Decker patenteou e pôs no mercado a primeira furadeira elétrica manual, objeto que hoje em dia é comum em todas as residências e torna o trabalho mais fácil.

Filme fotográfico (1889)

O filme fotográfico é formado por uma base plástica à base de celulose, emulsionada por uma fina camada de gelatina à qual se aderem cristais de sais de prata – nitrato de prata – material fotossensível que se sensibiliza com a luz que passa pela lente da câmera fotográfica. Esse procedimento foi desenvolvido por George Eastman em 1889, que foi o criador da marca Kodak. Um filme fotográfico por ser de vários tipos, além de possuir características diferentes destinadas a situações específicas. Essas características se dividem em exposição, cor, sensibilidade e formato. 

Acelerador (1890)

   Criado pelo engenheiro alemão Karl Benz, um líder no projeto automotivo, o acelerador desempenha uma função simples no motor a combustão. Ele controla a mistura do ar com o combustível determinando a potência de saída do motor e, assim, a velocidade do automóvel. Mesmo tendo sofrido algumas modificações, o acelerador manteve sua concepção básica e é um dos principais elementos nos veículos motorizados.

Secador de Cabelos (1890)

O primeiro secador de cabelos foi inventado pelo francês Alexandre Godefroy. Porém a forma do primeiro secador não era como estamos acostumados a ver hoje. Era basicamente uma touca ligada a uma chaminé flexível, acoplada a um fogão a gás. Em um secador de cabelos, são as ligações de hidrogênio que permitem que o cabelo seque e ao mesmo tempo fique com um aspecto agradável. Felizmente o secador de Godefroy sofreu grande desenvolvimento e hoje esse aparelho é pequeno e portátil e nenhuma mulher precisa sentar-se e ficar com a cabeça dentro de uma touca.

Cadeira Elétrica (1890)

A cadeira elétrica como mecanismo de execução da pena de morte já fora pensada pelo próprio Thomas Alva Edison. O inventor da lâmpada colocou à disposição de Harold P. Brown um equipamento com o qual foram feitas as primeiras experiências. Harold Brown, auxiliado por Kennelly, eletricista-chefe de Edison, fez em animais os primeiros testes com o equipamento, e concluiu que a corrente alternada funcionava melhor. O primeiro homem a ser morto na cadeira elétrica foi William Kemmler, condenado por homicídio em Auburn, estado de Nova York, em seis de agosto de 1890.





Escada Rolante (1891)

A escada rolante veio através da idéia de um elevador inclinado, desenvolvido por Jesse W. Reno. Em 1895 sua escada foi instalada num parque de diversões nos EUA. Anos depois Charles Seeberger redesenhou a escada rolante e instalou seu projeto em uma fábrica, tornando-se a primeira escada rolante comercial. A empresa Otis Elevator Company comprou os direitos dos projetos de Reno e Seeberger e passou a ser o maior fabricante de escadas rolantes.





Chave Inglesa (1891)

Esse notável instrumento foi desenvolvido pelo sueco Johan Petter Johansson, que foi de grande importância para a indústria e engenharia. Johan criou a chave inglesa, pois em sua época existiam tamanhos diversificados para porcas, roscas e parafusos, e assim seu trabalho era dificultado. Primeiramente Johan criou a “chave de grito”, porém essa não supria suas necessidades. Assim Johan desenvolveu a chave inglesa, instrumento que dispunha de uma rosca em espiral que, ao ser girado, adaptava-se ao tamanho da rosca ou parafuso. 

Impressão Digital (1892)

Foi o francês Alphonse Bertillon que estabeleceu que certas medidas do corpo humano nunca mudam, mesmo com crescimento, e que são únicas e diferentes em cada ser humano. Assim, a partir de assassinatos e outros crimes a impressão digital começou a ser uma grande aliada para descobrir os autores dos crimes.

Garrafa Térmica (1892)

Os primeiros recipientes com as mesmas propriedades da garrafa térmica surgiram no final do século XIX por meio do escocês James Dewar. Estes objetos tinham o objetivo de manter soluções químicas de laboratório em uma temperatura padrão. No entanto, Dewar nunca pateteou sua invenção. Mais tarde, no início do século XX, o alemão Reinhold Burger diminuiu o tamanho do recipiente térmico, deixando-o bem semelhante a uma garrafa, patenteou o invento e começou a vendê-lo para o uso doméstico a partir de 1904.

Roda Gigante (1893)


A primeira roda-gigante foi projetada pelo engenheiro civil George Washington Gale Ferris, que projetou uma roda gigante de 80 metros para a Exposição Mundial de Colombo de Chicago EUA em 1893. Esta roda gigante pesava 2000 toneladas e podia levar 2.160 pessoas por vez. A roda de Ferris foi a maior atração da exposição, elevando-se a 80 metros de altura e impulsionada por dois motores a vapor de 1000 HP. Ela tinha 36 cabines, cada uma do tamanho de um ônibus escolar e capaz de acomodar 60 pessoas. Levava 20 minutos para que a roda completasse duas voltas – a primeira fazendo seis paradas, para permitir que os passageiros entrassem e saíssem, e a segunda uma revolução sem paradas – um passeio que custava 50 centavos de dólar por pessoa. A roda foi movida duas vezes após a feira de 1893 e foi finalmente destruída em 1904, após ser usada na exposição de St. Louis desse ano. Com 70 toneladas, seu eixo era a maior peça de aço forjado da época. Ela tinha 26 andares de altura, apenas um quarto da altura da Torre Eiffel.





Carburador (1893)

O carburador foi projetado por dois engenheiros húngaros Donát Bánki e János Csonka em 1893. Todo motor de combustão interna precisa de uma determinada quantidade de combustível para funcionar, sendo que, a relação entre o ar que entra no motor e o combustível necessário para a queima precisa ser regulada. Assim, o carburador foi criado com o intuito de resolver este problema, pois, este componente do motor emite uma quantidade pequena, mas regulada de combustível no ar, que é então aspirado para dentro do motor, onde acontece a combustão.

Motor diesel (1895)

Este motor recebeu esse nome em homenagem a Rudolf Diesel, engenheiro alemão que projetou um motor que utilizasse totalmente a energia do combustível. Alguns anos depois seu projeto foi apresentado na Feira Mundial de Paris, e o combustível utilizado era o óleo de amendoim, um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação. Rapidamente o motor ficou conhecido e começou a ser fabricado em toda a Alemanha, sendo as primeiras aplicações feitas em fábricas geradoras de energia.

Projetor de Cinema (1895)

O primeiro projetor de filmes de uso prático, o cinematógrafo, foi projeto pelos irmãos Lumiére, Auguste e Louis. Este aparelho tinha mais vantagens do que o cinetógrafo desenvolvido por Edison, uma delas era que projetava filmes para que várias pessoas pudessem assistir ao mesmo tempo. Isso então é visto como uma similaridade com os projetores modernos, o que o torna o primeiro projetor de cinemas propriamente dito. Sua primeira demonstração pública foi no final de 1895. Este aparelho era acionado manualmente por uma manivela e os filmes duravam menos de um minuto.





Radiografia (1895)

A história da radiografia teve início com o físico alemão Wilhelm Röntgen em 1895 quando Wilhelm realizava estudos com os raios catódicos. Ele descobriu que estes produziam uma nova forma de radiação ao se chocar com as paredes de vidro dos tubos de raios catódicos, assim os batizou de raios X. Dessa maneira, descobriu que os raios X, eram capazes de passar através de materiais moles e fixar imagens sobre chapas fotográficas revestidas de bários. Com a ajuda de sua mulher descobriu que era possível os raios X passar através da carne humana, mas dos ossos e do anel de sua mulher. Os raios X descobertos por Röngten possuem um valor inestimável para a cristalografia, ciência que estuda a estrutura dos materiais.

Aparelho Auditivo (1898)

Aparelhos auditivos já existam em 1600, mas eram feitos de madeira e se assemelhavam aos ouvidos de animais com audição aguçada. Mais tarde, no século XVIII, eram usadas cornetas de diversos tamanhos que reuniam passivamente as ondas sonoras e as dirigia ao canal auditivo. Porém, o primeiro aparelho auditivo elétrico foi projetado por Miller Reese Hutchinson em 1898, utilizando as recém-criadas baterias. Era um aparelho relativamente caro, e a vida útil de sua bateria era limitada. Assim como o espectro de freqüências do aparelho, e a amplificação apenas modesta limitava seu uso a pessoas com perde auditiva leve ou moderada.

Lanterna Elétrica (1898)

A lanterna elétrica não surgiu na forma como conhecemos hoje. A sua história começou quando Joshua Lionel Cowen quis transformar vasos de flores em objetos decorativos, assim os iluminou. Sua firma e seus vasos foram vendidos para Conrad Hubert, que na época era um fabricante de iluminação natalina. Após ter comprado a firma, Hubert quis reinventar a lâmpada de Joshua, porém não utilizando mais o vaso. Seu funcionário David Misell criou um tubo de papel e outras fibras acoplados a uma lâmpada e um refletor. Para mostrar sua mais nova criação, eles deram aos policiais de Nova York as lanternas, assim pouco tempo depois, todos queriam comprá-la. As primeiras lanternas eram de pouca eficiência, porém com o passar dos anos foram sofrendo modificações e tornando-se cada vez mais potentes.

Volante (1899)

Os primeiros automóveis eram direcionados por um dispositivo conhecido como cana de direção, uma alavanca que tornava difícil e cansativa a condução do automóvel. Porém em 1899, Alexander Winton queria substituir a cana de direção por um dispositivo inspirado no guidão da bicicleta. Winton projetou um guidão circular com uma barra que descia até uma caixa, ligada, por sua vez, às quatro rodas. O mecanismo da caixa de direção transformava a rotação do guidão em ação linear, proporcionando ao motorista maior controle sob o automóvel. Winton conseguiu vencer alguns outros projetos parecidos com o seu, porém pouco tempo depois uma empresa imitou seu projeto e lançou um novo carro com ele, assim Winton descontente com a concorrência parou de produzir seu volante.

Aspirina (1899)

Desde a antiguidade, substâncias similares à aspirina já eram utilizadas, a casca do salgueiro, por exemplo, era utilizada para combater a febre. Porém, descobriu-se que a folha e a casca dessa árvore continham ácido salicílico, que combatia a dor e a febre, mas causava sérios problemas estomacais. Charles Frédéric Gerhardt em 1832 tentou eliminar esses efeitos combinando o ácido salicílico com cloreto de acetila. Contudo o processo era muito demorado e Charles abandonou o projeto. Já em 1899, o químico alemão Felix Hoffmann, empregado da indústria farmacêutica Bayer, simplificou o método Gerhardt, e sintetizou o ácido acetilsalicílico. Hoffmann o batizou esse pó de aspirina. Ele obteve sucesso comercializando aspirina, que a partir de 1914, começou a ser produzida em comprimidos. 



26 comentários

kuait 9 de setembro de 2015 às 10:53

muito bom

Unknown 4 de fevereiro de 2016 às 14:58

ajudou muito na minha tarefa de historia

meffs_mariaeduarda 6 de abril de 2016 às 16:55

MUITO OBRIGADA!
A PROFESSORA ARTES VAI ADORAR. BEM ESPECIFICADO, E BEM DETALHADO.

Unknown 21 de maio de 2016 às 08:09

Obrigado, vai me ajudar no meu trabalho de história!

Unknown 21 de maio de 2016 às 09:56

Excelente levantamento. Vou divulgar entre crianças em idade escolar. Parabéns!

Unknown 3 de agosto de 2016 às 15:31

bg mano

Unknown 3 de agosto de 2016 às 15:33

bg mano

Mari Pereira 20 de outubro de 2016 às 12:22

Muito bom adorei esta pesquisa. Isto que deveria virar vírus na Internet u obrigada

Ma 5 de maio de 2017 às 22:00

Eu li todas!!...adoro essas historias.Obrigado de coracao!

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:07

gas

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:07

oh ruca toma o patinho

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:07

RALHO !!!!!

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:08

mete o na co

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:08

na
u8cfyrvcor3hvuihgv

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:09

vhhrbyhrfbhr4

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:09

o meu nome é fernado besel

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:10

gas

uirhguitrh 30 de maio de 2017 às 07:11

fdaegvuireivbtrebidasjibuguiruhuhvurehgvureurehgur3hgurhugrehugrhuurngvuirngurnuhgtruntreungurg ze beselgas

Unknown 26 de fevereiro de 2019 às 09:30

Me ajudou muito no meu trabalho agora... Eu adorei e recomendo 👏👏👏
Trabalho pronto,nota deixxxxxx 😂😍

Unknown 26 de fevereiro de 2019 às 11:55

Muito ruim, muito grande achei muito mim mi mi

Unknown 26 de fevereiro de 2019 às 11:56

Mentiroso, tirei zero no meu trabalho

Unknown 26 de fevereiro de 2019 às 11:56

História de maluco🤦🖕🖕🖕🖕🖕

tomig4mer_5 19 de março de 2019 às 08:14

vai tomar no cu

Unknown 24 de abril de 2019 às 13:29

enfia
no meio do olho

Unknown 15 de março de 2020 às 04:56

Obrigado

Unknown 15 de março de 2020 às 14:06

Magnífico material antigo e de bom gosto, parabéns aos responsáveis pelas pesquisas profundas de épocas anteriores, bem longiqua.

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