Pages

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Século XX

Linha de Montagem (1901)

        Esse sistema industrial revolucionário teve início com Ransom Eli Olds. Em março de 1901, a fábrica de Olds foi destruída por um terrível incêndio, onde sobrou apenas um único modelo automobilístico. Olds ficou concentrado na produção deste modelo e em pouco tempo tinha mais encomendas do que era capaz de produzir. Para suprir suas encomendar, ele bolou um engenhoso sistema de “linha de montagem” para os automóveis e passou o restante do ano de 1901 trabalhando em seu projeto. A técnica foi totalmente eficaz e aumentou radicalmente a produção. Anos depois, outras empresas adotaram o sistema de Olds, e ainda hoje quando máquinas já substituíram a mão de obra humana, todo processo de produção se apóia em algum tipo de linha de montagem.


Radioterapia (1901)

        A mais de cem anos a radioterapia vem sendo usada para o tratamento de câncer. Tudo começou quando Röntgen descobriu os raios X e Becquerel a radioatividade, assim não demorou muito para que a medicina pusesse essa fonte de energia recém-descoberta para trabalhar, seu primeiro uso terapêutico ocorreu antes da virada para o século XX. As primeiras experiências eram resumidamente toscas, mas mesmo assim houveram relatos de cânceres controlados ou mesmo curados por essa técnica. Após a quantificação da dosagem de radiação associada à experimentação com animais, tornou mais seguro o uso terapêutico da radiação, abrindo novas portas perspectivas na luta contra o câncer. Novos aparelhos também foram surgindo, os quais propiciaram maior penetração nos tecidos e, consequentemente, o tratamento de uma gama mais variada de tumores.


Transmissor de rádio (1901)

            Reginald Fessenden é conhecido por descobrir a Modulação de Amplitude (A.M.) e pela explanação de seu principio científico. Com o principio da heterodinação ele pôs em prática a ideia de misturar dois sinais de alta frequência para transportar as baixas frequências da voz humana. No receptor um oscilador local geral uma frequência um dado valor acima da frequência da estação emissora de modo que em todo o dial de sintonia a frequência batimento dos dois sinais, através da diferença das duas freqüências seja constante. Essa frequência de batimento, chamada frequência intermediária, conserva a modulação de amplitude do áudio original da estação emissora, de modo que fica fácil utilizando esse processo de modular o sinal para extrair o áudio. Fessenden ficou fascinado com a ideia da telegrafia sem fio quando era criança quando viu Bell demonstrar a sua invenção do telefone. Ele indagou a si mesmo se a partir daquele ponto se não se poderia transmitir a voz humana sem o auxilio de fios. No natal de 1900, transmitiu sua primeira mensagem, exatamente seis meses após o experimento público de Landell em junho de 1900 em São Paulo. Seis anos mais tarde Fessenden criou a primeira estação de Rádio emitindo da Brant Rock Station, Massachussets. A bordo de navios as pessoas puderam ouvir o próprio Fessenden tocando seu violino: A “Holly Night” e lendo uma passagem da Biblia. Fessenden foi um cientista muito criativo e muito importante no desenvolvimento das telecomunicações. Registrou mais de 200 patentes. E, apesar disso, não é muito lembrado como deveria.


Lâmpada a vapor de mercúrio (1901)

        Após alguns cientistas alemães terem feitos descobertas a respeito do vapor de mercúrio, o engenheiro elétrico americano Peter Cooper Hewitt fez experiências com tubos e conseguiu obter uma abundante e desagradável luz verde-azulada. Parte dela era ultravioleta, porém seus efeitos perigosos foram minimizados sendo revestidos em tubos com uma substância química fluorescente que a absorveu e emitiu a energia em comprimentos de ondas maiores. Cooper patenteou sua lâmpada que foi precursora da moderna iluminação fluorescente.


Aspirador de pó (1901)

        O aspirador de pó foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico Hubert Cecil Booth no início do século XX. Após ter observado limpezas com o uso de máquinas que dispersavam o ar, Hubert teve a ideia de criar que uma máquina que funcionasse por sucção do ar. Acoplando uma bomba de vácuo simples a um motor a pistão projetado por um amigo, Hubert criou o aspirador de pó elétrico. Sua invenção fez demasiado sucesso e ainda é importante no mundo atual.




Ar condicionado (1902)

        Durante muito tempo, o homem pensou em maneiras de amenizar os efeitos do calor. Invenções mais antigas, como ventiladores, abanadores e até mesmo o uso do gelo em larga escala faziam parte dos métodos para amenizar a temperatura em um ambiente. No início da década de 90, em Nova York, a empresa Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing viu que seu trabalho ficava prejudicado no verão, pois o calor fazia com que os papéis absorvessem a umidade do ar, tornado as escritas borradas e escuras. Assim, a empresa contratou o engenheiro formado pela Universidade de Cornell, Willis Carrier, para desenvolver uma forma de solucionar o problema. O engenheiro desenvolveu, em 1902, um processo que resfriava o ar, o fazendo circular por dutos resfriados artificialmente, o que também era capaz de reduzir a umidade. Este foi o primeiro ar condicionado contínuo por processo mecânico da história. 




Eletrocardiograma (1903)

        Foi o médico e fisiologista holandês Willem Einthoven que desenvolveu o primeiro eletrocardiógrafo. Para isso Willem adaptou o galvanômetro de corda já em uso na amplificação dos sinais elétricos transmitidos por cabos submarinos. Seu galvanômetro consistia em um fio de quartzo microscópio verticalmente suspenso num forte campo magnético. Quando ocorria a passagem das correntes elétricas, a corda defletia e obstruía um feixe de luz, permitindo que a sombra fosse registrada em papel fotográfico. Resumidamente, o eletrocardiógrafo é um equipamento projetado para registrar as pequenas correntes elétricas geradas dentro do coração, a base do diagnóstico de diferentes tipos de doenças cardíacas. 


Limpador de pára-brisas (1903)

        O limpador de pára-brisas foi concebido em 1903 pela norte-americana Mary Anderson. Entretanto, a inventora patenteou o produto apenas dois anos depois, em 1905. O projeto surgiu do estudo de Anderson sobre um recurso para melhorar a visibilidade durante um passeio de bonde pelas ruas de Nova York (EUA). Mary Anderson observou que, no decorrer do percurso, o condutor interrompeu a viagem várias vezes para remover a neve que se acumulava no pára-brisa. Foi então que a norte-americana idealizou uma lâmina de borracha presa a um braço metálico, movimentado por uma haste. O recurso foi adotado por Henry Ford, então proprietário da Ford, e passou a equipar o modelo T. Oito anos mais tarde, todos os veículos dos EUA já saiam de fábrica com o limpador de pára-brisa. Mary Anderson foi a primeira mulher a criar um dispositivo indispensável para o automóvel. Por isso, é considerada incentivadora para a participação feminina na indústria automobilística. De acordo com a publicação norte-americana Women´s Bureau Bulletin, em 1923 existiam registradas 345 invenções femininas na área automotiva, entre as quais um carburador, um mecanismo de embreagem e um motor elétrico de partida.

Avião (1903)
Orville e Wilbur Wright são os dois irmãos americanos que trabalharam juntos no desenvolvimento da aeronáutica. São considerados inventores do avião pelo governo dos Estados Unidos, mas não por brasileiros e franceses, os quais dão a primazia a Alberto Santos Dumont. Wilbur Wright nasceu em Milville, Indiana, em 16 de abril de 1867. Seu irmão Orville nasceu em Dayton, Ohio, em 19 de agosto de 1871. Os irmãos construíram um aeroplano, o Flyer I, com motor de 12 cv, com o qual afirmaram ter feito um voo em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, Carolina do Sul. O diário que mantinham registra mais três voos com a mesma aeronave e um quarto voo com outra, em 1905.
Embora a invenção do avião seja, por vezes, reivindicada para os norte-americanos irmãos Wright, o brasileiro Alberto Santos Dumont é reconhecido como o Pai da Aviação, primeiro homem no mundo a voar em um aparelho mais pesado que o ar. Seu primeiro voo foi realizado, em 1906, no 14-Bis. Antes, ele havia inventado o balão dirigível e em 1901, por circundar a Torre Eiffel, ganhou o Prêmio Deutsch, de 125 mil francos, que dividiu com os auxiliares. Depois do 14-Bis, Santos Dumont construiu os Demoiselle, precursores do ultraleve. O que iniciou a série tinha como fuselagem uma única haste de bambu e foi o primeiro monoplano do mundo.



Diodo (1904)

O engenheiro elétrico britânico John Ambrose Fleming inventou o primeiro diodo termiônico. Sua invenção, a válvula de Fleming (pois o termo diodo só veio ser utilizado muito tempo depois), é a origem do tubo díodo e tornou a indústria fonográfica e do rádio uma realidade comercial. Esse aparelho foi a origem de todas as válvulas utilizadas em telecomunicações. Criou também um ondímetro, um amperímetro térmico para correntes de alta frequência e um manipulador de indução variável. Deve-se a ele a regra, hoje clássica, dos "três dedos", que dá o sentido das forças eletromagnéticas.  Essa regra é usada para a determinação do campo magnético, a partir do produto vetorial da carga e do campo elétrico.

Trator (1904)

O desenvolvimento da atividade rural está diretamente ligado a fabricação dos primeiros tratores. Em 1890, os americanos Benjamin Holt e Daniel Best começaram a fazer experimentos com vários tratores a vapor utilizados em propriedades agrícolas. Como os motores de tração a vapor eram enormes  e quase sempre acabavam atolados em solos muito macios,  Holt teve a idéia de substituir as rodas por esteiras. Em 1904, o primeiro trator do tipo esteira de Holt foi testado. Em 1909 Holt mudou de alimentação a vapor para alimentação a petróleo e seus tratores de esteira já estavam sendo “arrancados de suas mãos” pelos clientes. Enquanto isso, o filho de Daniel Best fundava sua própria empresa e, em 1910, começou a fabricar tratores de pneus alimentados por petróleo. Quase imediatamente, o  Best começou a trabalhar em um trator experimental do tipo esteira. O trator de esteira "CBL” de 75 cavalos foi lançado no início de 1913, sendo a primeira máquina a carregar a marca registrada "Tracklayer" de Best. No ano de  1925, a Holt Manufacturing Company e a CL Best Tractor Company uniram-se para formar a Caterpillar Tractor, que viria mais tarde se tornar um gigante do setor.

Bicicleta de marchas (1905)

          Foi Paul de Vivie que tornou o passei de bicicleta mais fácil e agradável. Paul comprou sua primeira bicicleta quando tinha 28 anos, ela tinha uma grande roda dianteira com pedais acoplados a ela, e que uma volta dos pedais equivalia uma volta das rodas. Foi ai que Paul começou a desenvolver projetos visando à melhoria das bicicletas. Sua primeira tentativa de criar um sistema de marchas foi um projeto no qual, duas rodas dentadas concêntricas com uma corrente que tinha de ser passada manualmente de uma roda para outra. Já no ano de 1905, Paul desenvolveu seu segundo projeto, onde testou um sistema de duas marchas com um descarrilador, porém, na época, os ciclistas demoraram a adotar o sistema de marchas de Paul. Hoje existem bicicletas com até 20 marchas, o que torna os passeis mais fáceis.

Tríodo (1906)

          Com base na válvula que Fleming, o engenheiro elétrico americano Lee De Forest criou a válvula de vácuo Audion, o primeiro amplificador de válvula. De Forest inventou a válvula eletrônica, o tríodo, para amplificar os sinais eletrônicos ele  modifica a abordagem de Fleming amplificando o sinal de saída da célula de selênio. O sistema passa a ser utilizado comercialmente. A válvula eletrônica - o tríodo - válvula de três elementos, catodo, grade e placa é uma invenção que começa então a revolucionar as comunicações. Baseia-se no fato que um sinal eletrônico de amplitude pequena, aplicado entre catodo e grande, tem o poder de controlar uma grande corrente entre catodo e a  placa, e este sinal então aparecem na placa muitas vezes maior que o aplicado entre grade e catodo, ou seja, obtém um meio muito eficaz de amplificar muitas vezes o sinal eletrônico.

Sonar (1906)

          O sonar é um instrumento amplamente utilizado em navegação para detectar navios próximos e obstáculos submarinos. Existem dois tipos de sonar: o ativo e o passivo. O sonar passivo foi criado por Lewis Nixon, e é mais simples que o ativo. O sonar ativo produz um som e mede o tempo decorrido até que o pulso refletido retorne ao navio. Já o sonar passivo, escuta sem transmitir. O sistema sonar é prejudicado por dois motivos: a velocidade do som depende da temperatura e da salinidade da água e os gradientes térmicos podem gerar curvaturas peculiares nas ondas sonoras.

Batedeira (1908)

        Em 1908, o engenheiro americano da Hobart Manufacturing Company, Herbert Johnson, ao observar como eram feitas as misturas na fabricação do pão nas padarias, pensou em um instrumento capaz de misturar os ingredientes de uma forma melhor, mais rápida e com um esforço menor. Foi aí que surgiu a primeira batedeira de mão. Em 1915, as batedeiras criadas por Johnson e comercializadas pela Hobart percorreram todos os Estados Unidos. Antes da Primeira Guerra Mundial, as batedeiras já haviam chegado à maior parte das residências americanas. As primeiras batedeiras eram bastante caras, custava aproximadamente U$189, o equivalente à U$2000 na atualidade. 

Contador Geiger (1908)

          O físico alemão Johannes Geiger era apenas assistente do químico neozelandês Ernest Rutherford, quando inventou o contador Geiger – um aparelho utilizado para detectar o nível de radiação na atmosfera. No início ele era apenas um tubo cilíndrico com gás argônio à baixa pressão, um amplificador e uma fonte de alta voltagem. Ao ser ionizado, o argônio fecha o circuito elétrico do aparelho, que é composto de eletrodos de cargas elétricas opostas. Com a formação dos íons, conduz-se eletricidade entre o catado e o ânodo, acionando, assim, um contador ou alto falante. O sinal que indica a presença de radiação pode ser sonoro, uma luz ou a deflexão do ponteiro do medidor. Normalmente, escutam-se estalos no contador, o que permite a contagem das partículas radioativas. Hoje em dia esse aparelho é um grande aliado das pessoas que trabalham com material radioativo. 
Máquina de lavar roupas (1908)

          Lavar roupas era a tarefa mais árdua que as donas de casa enfrentaram durante séculos. Em 1858 Hamilton Smith patenteou uma máquina de lavar rotativa, e logo após novos modelos foram surgindo. Essas primeiras máquinas eram acionadas manualmente, mas as versões a motor, de combustão ou elétrico, não demoraram a surgir. Porém, foi só no começo da década de 1900 que a Hurley Company criou a primeira máquina de lavar elétrica produzida industrialmente. A máquina foi projetada por Alva Fisher, tinha uma pioneira caixa de engrenagens auto reversível que impedia que as roupas se compactassem durante a lavagem. Porém, como só as famílias ricas tinham eletricidade naquela época, e sendo ricas todas tinham uma empregada, a máquina demorou a ser aceita na sociedade. A disseminação da eletricidade trouxe consigo a máquina de lavar, que hoje é um componente indispensável do arsenal doméstico.




Injeção de Combustível (1910)

        A Patente de Invenção m9 82.931 de 22 de Maio de 1910 de bombas de injeção de combustível líquido para motores de combustão interna pertencea C.A.V. Limited, Um motor com injeção é aquele em que o combustível é injetado no cilindro após a válvula de admissão ser fechada, diferente dos carburados em que o combustível é combinado com ar pelo carburador.




Papel alumínio (1910)

A primeira folha de alumínio foi apresentada em 1910 em KreuzlingenSuíça por Dr. Lauber, Neher & Cie e Emmishofen. As folhas são produzidas a partir de lingotes de alumínio, que é fundido e em seguida é expandido por rolos para tornar-se menos espesso, o papel alumínio por não permitir a infiltração de água é utilizado para manter úmido ou seco o que estiver em seu interior.




Fotografia Infravermelha (1910)

O criador da fotografia infravermelha, o professor Robert Wood apresentou em Londres para a Royal PhotographicSociety, em Londres um documento sobre fotografias com raios invisíveis, obtidas com o uso de uma placa de infravermelhos. Desde então as imagens infravermelhas tiveram Aplicações em todas as áreas, da medicina à indústria ou astronomia. Basicamente, as imagens infravermelhas nos permitem enxergar comprimentos de onda acima dos limites visíveis.



Carga de Profundidade(1910)

A carga de profundidade foi a primeira arma anti-submarino criada, a criação de uma arma anti-submarino foi primeiramente discutida em 1911 e em 1914 o Comandante da Royal Navy, Sir George Callaghan pediu a produção de uma carga de profundidade que teve seu design criado por Herbert Taylor, no entanto a primeira carga de profundidade eficaz ficou pronta em 1916, que era detonada em uma profundidade determinada pela pressão da água que era pré-selecionada.


Lâmpada de néon (1910)

A lâmpada de neón foi inventada em 1910 pelo engenheiro elétrico Daniel McFarlan Moore, nesse tipo de lâmpada, uma pequena corrente contínua ou alternada fazendo com que um ou dois eletrodos brilhem, A fórmula exata do gás no seu interior é tipicamente a mistura de Penning, ou seja, 99.5% de néon e 0.5% de Árgon, que tem uma tensão de arranque inferior ao do néon puro. 

Paraquedas de mochila (1911)

Em 4 de fevereiro de 1912, Franz Reichelt, foi ao topo da Torre Eiffel para testar sua nova invenção, um colete pára-quedas, o objetivo seria fazer com que seu invento o fizesse flutuar até o chão, no entanto, quando ele saltou o colete não se abriu, ferindo gravemente seu inventor. Antes de realizar a façanha, Franz instalou diversas câmeras para registrar seu feito, e mesmo sem a intenção, acabou inventando naquele dia outra coisa: gravar-se realizando façanhas totalmente idiotas, que décadas depois acabou virando moda.

Cristalografia de raios X(1912)

Essa tecnologia consiste em fazer passar um feixe de raios x através de um cristal de alguma substância, o feixe se difunde em várias direções e apresenta a estrutura do cristal, essa técnica tem grande importância para estudar as estruturas das substâncias, e conhecer melhor seus efeitos, no entanto não pode ser aplicada a dissoluções, sistemas biológicos, sistemas amorfos e nem aos gases.




Ecstasy (1912)

A metilenodioximetanfetamina (MDMA) ou ecstasy como é mais conhecida, é uma droga feita em laboratório, foi criada em 1912 pelo químico alemão Anton Köllicsh, Quando ingerida ela diminui a reabsorção da serotonina, da dopamina e noradrenalina no cérebro, onde estas substâncias ficarão em maior contato entre as sinapses, causando euforia, sensação de bem-estar, alterações da percepção sensorial e grande perda de líquidos.


Tubo de raio x (1913)

Em 1913, o químico Inglês William Crookes aplicou altas tensões em m gás a pressão ambiente em uma ampola de vidro através de duas placas metálicas, uma na frente e outra atrás da ampola, cada uma com cargas diferentes. Quando a diferença potencial dessas placas era suficientemente grande, os elétrons saíam da placa carregada negativamente e colidiam com moléculas do gás, ocorrendo sua ionização e liberação de luz devido às transições eletrônicas dos átomos do gás. Posteriormente, Crookes observou que esse fenômeno ocorria independentemente do gás e do metal utilizado.



Aço inoxidável (1913)

O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley, ele começou a investigar algum aço resistente ao desgaste para ser usado em canos de armas de fogo e acabou por descobrir o aço inox, que é basicamente uma liga metálica feita por ferro e cromo, tem grande durabilidade por não oxidar, é muito usado hoje em utensílios domésticos, eletrodomésticos, fachadas e placas de sinalização e peças de automóveis como canos de descarga.

Sinal de trânsito (1914)

O semáforo foi colocado pela primeira vez em 1868 em ferrovias, mas apenas em 1914 ele foi implantado em autoestradas em Clevelando nos Estados Unidos, a invenção do semáforo de duas cores cujo acende-e-apaga obedecia ao controle de guardas que se revezavam no local, se deve a Lester Wire, a luz amarela foi implantada apenas em 1917 e o semáforo automático criado por Garret Morgan em 1923, e depois teve seus direitos vendidos à General Electric.


Carro de combate(1914)

Popularmente conhecido como tanque de guerra, os carros de combate foram, são e serão por muito tempo as armas mais eficientes para assalto terrestre. Os três tradicionais fatores que determinam a eficácia de um tanque são: poder de fogo (um canhão central de alto calibre somado a uma metralhadora acoplada sobre o carro), mobilidade (um par de esteiras que permitem atravessar terrenos difíceis em altas velocidades) e proteção (blindagem extremamente reforçada que apenas são danificadas por munições especiais). Os principais inimigos de um carro de combate são as minas, que atacam por baixo, onde a blindagem é bastante inferior, alguns aviões e helicópteros também foram desenvolvidos especificamentepara este tipo de ação. Os primeiros carros armados da história surgiram em 1914 da empresa
Rolls-Royce, parocinado por Winston Churchill, apenas em 1915 o primeiro tanque foi testado.



Vidro boros silicato (pirex) (1915)

O vidro borossilicato foi inventado pelo químico e técnico de vidros alemão Otto Schott após um processo de desenvolvimento que decorreu entre 1887 e 1893, este é um vidro bastante resistente ao calor e aos químicos, é amplamente usado em laboratórios e em indústrias químicas, em equipamentos de cozinha, iluminação e janelas especiais. Várias marcas de vidro borossilicato foramregistradas, a mais famosa é a Pyrex de 1915.


Receptor Super-heteródino(1918)

Esse tipo de receptor recebe o sinal da estação de rádio, este sinal é misturado com uma frequência gerada por um oscilador local. Depois dessa conversão o sinal é amplificado proporcionando um ganho no sinal a ser detectado. Assim é mais fácil projetar e ajustar um circuito de freqüência e ganho fixo do que os antigos receptores de radiofreqüência sintonizada. O receptor Superheterodino foi inventado em 1918 por Edwin Armstrong.




Espectrômetro de massa(1918)

A epectrometria de massa é um dos métodos para identificar os diferentes átomos de uma substância. Um espectrômetro de massa bombardeia a substância com elétrons para produzir íons. Os íons atravessam um campo magnético que curva suas trajetórias de modos diferentes, de acordo com suas massas. O campo separa os íons em um padrão chamado espectro de massa. A massa e a carga dos íons podem ser medidas por sua posição no espectro. Os cientistas identificam assim os elementos e isótopos presentes na amostra. Francis Aston inventou o espectrômetro de massa em 1919.


Circuito Flip-flop (1919)

O flip-flop é um circuito digital pulsando capaz de criar uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock e um sinal de saída. Alguns flip-flops também incluem um sinal de entrada clear, que limpa a saída atual. Flip-flops também precisam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal clock faz co que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop. O primeiro flip-flop eletrônico foi inventado em 1919 por William Eccles e F. W. Jordan.


Microeletrodo (1921)

        O microeletrodo é um tubo muito fino de vidro, alongado com uma ponta ainda mais fina, é utilizado para penetrar células e estudar sua fisiologia ou para injeção de fluidos ou moléculas. Ralph Gerard ganhou Prêmio Nobel na década de 1950 por tê-lo inventado, no entanto, Em 1902, Ida Hyde (1854-1945) foi a primeira mulher a ser eleita para a Sociedade Americana de Fisiologia, e permaneceu sendo a única mulher nesta sociedade até 1914. Ela foi a primeira mulher a ganhar o título de doutora em fisiologia de uma universidade alemã (Universidade de Heidelberg) e a fazer pesquisa na Escola de Medicina de Harvard. Hyde inventou o primeiro microeletrodo para o trabalho intracelular com organismos inferiores. Em 1921, usando esse método, Hyde demonstrou a primeira evidência de que o princípio, na época recentemente descoberto, do “tudo-ou-nada” da contração não era universalmente verdadeiro para todas as células contrácteis. Esse microeletrodo foi subsequentemente perdido durante a guerra e teve de ser reinventado.


Vacina BCG (1921)

BacillusCalmette-Guérin (BCG) ou vacina contra a tuberculose é uma vacina obtida através da bactéria Mycobacterium bovis, em estado atenuado. Em 1921 ela teve sua primeira aplicação em humanos. No Instituto Pasteur, em pesquisas, o microbiólogo Albert León Charles Calmette, teve como resultado uma substância que se pode considerar a primeira vacina do século XX. Partiram pela base de que a imunidade contra a tuberculose só era possível quando havia no organismo bacilos tuberculosos.


Polígrafo (detector de mentiras) (1921)

Em 1921 o estudante de medicina, John Larson criou o Polígrafo (poli – muitos, grafo – escrever), ele se baseia em diversos sensores espalhados pelo corpo, medindo a respiração, os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e a transpiração do possível mentiroso. Larson acreditava que o ato de mentir causava um certo estresse na pessoa, e que esse estresse é responsável por uma série de reações involuntárias do organismo.



Geladeira (1922)

        As geladeiras usam a evaporação de um líquido para absorver o calor, o líquido utilizado em geladeiras tem sua evaporação a temperaturas bastante baixas, podendo assim criar temperaturas mais geladas dentro da geladeira. Leo Szilard Trabalhou com Einstein na invenção de geladeiras sem partes móveis em 1922.




Liquidificador (1922)

Em 1922 Stephen Poplawski finalizou a configuração clássica que caracteriza um liquidificador. Um copo com lâminas móveis fixadas no fundo acopladas a um motor elétrico. Seu funcionamento é bastante simples, o motor é acionado movendo assim as lâminas e triturando o que for colocado dentro do copo.


Autogiro(1923)

Autogiro ou Girocóptero é um tipo de aeronave cuja sustentação em vôo é fornecida por asas rotativas. Ao contrário dos helicópteros, o rotor gira independente do motor, em auto-rotação como resultante aerodinâmica do movimento à frente; a propulsão é fornecida por um hélice convencional movida por um motor.O primeiro autogiro foi desenvolvido e construído por Juan de La Cierva, em 1923.


Direção Hidráulica (1923)

Nesse tipo de direção, a energia hidráulica é fornecida por uma bomba rotativa de palhetas, essa bomba é acionada pelo motor do carro por meio de uma polia e correia. Nela há um conjunto de palhetas retráteis que giram no interior de uma câmara oval. À medida que as palhetas giram , elas sugam o fluido hidráulico sob baixa pressão e o forçam para a saída sob alta pressão. Ela foi criada em 1923 por Francis W. Davis e George Jessup em Waltham, Massachussets. 

Iconoscópio (1923)

O Iconoscópio é um instrumento que mostra, em escala reduzida,a imagem de um lugar que vai ser fotografado e permite assim escolher o ponto de vista, a objetiva e a disposição convenientes. Em 1923, o russo Wladimir Zworykin descobriu o iconoscópio.





Reator de Leito Fluidizado(1925)

Neste tipo de reator, um gás ou líquido é passado através de um material granulado, geralmente um catalisador, em uma velocidade suficiente para suspender o material sólido e fazer com que ele se comporte como um fluído. O primeiro gás gerador de leito fluidizado foi desenvolvido na Alemanha por Fritz Wilkler, em 1925.

Lâmpada Fluorescente (1926)

Esse tipo de lambada foi criado por Nikola Tesla no ano de 1926, elas possuem um par de eletrodos em cada extremo e o tubo vidro é todo coberto por um material fosforoso, que quando excitado com a radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases, produz luz visível. O gás no interior da lâmpada deve ser um gás inerte a baixa pressão, geralmente é utilizado argônio.

Televisão(1926)

A primeira televisão da história foi criada pelo escocês John LogieBaird em 1926, que apesar de conseguir apenas uma imagem muito ruim em preto e branco de uma cabeça humana, era um grande invento, as primeiras televisões da história eram semelhantes a um rádio com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal.




Pulmão de aço (1927)

Pulmão de aço foi o nome dado a um invento de Philip Drinker, onde o paciente entrava em uma câmara a qual gerava pressão intratorácica sub-atmosférica para pacientes portadores de poliomielite. Posteriormente deu origem aos respiradores que bombeiam ar para dentro dos pulmões utilizados em UTIs. 

Batisfera (1928)

Em 1928, William Beebe recebeu um projeto de Otis Barton. Sua batisfera era uma bola de aço com 140 cm de diâmetro, pesando 2500 Kg, pareces com mais de 3 cm de espessura e três janelas redondas de 20 centímetros de diâmetro, feitas de quartzo fundido. A porta abria por meio de roldanas. Para fazer submergir e depois içar a esfera tripulada era usado um cabo de aço de 2,5 cm de espessura e 1.060 m de comprimento controlado por um guincho a bordo de um navio.





Fitas magnéticas (1928)

As fitas magnéticas são formadas por uma base coberta por uma superfície de gravação — um polímero no qual está disperso o pigmento magnético (como óxidos de ferro ou de cromo). Normalmente adiciona-se a esta superfície um componente lubrificante. A fita pode ter uma cobertura traseira, para proteção e redução de atrito. A primeira aplicação da fita magnética foi o registro de áudio, razão pela qual ela foi inventada por Fritz Pfleumer em 1928, na Alemanha.

Altímetro barométrico(1928)

Um altímetro barométrico tem como função principal medir altitudes à partir da pressão atmosférica do local, já que essa diminui conforme a altitude aumenta. Em 1928, Louis Paul Cailletet inventou o altímetro.

Marca passo cardíaco (1928)

Marca passo é um dispositivo médico que regula os batimentos cardíacos, no caso de o coração ter um espaço de tempo muito elevado entre uma batida e outra, ele sofre um estímulo elétrico, o DR. ALBERT HEYMAN em 1932 , foi o pioneiro e tratou um paciente portador de bloqueio cardíaco com uso de um aparelho rudimentar com gerador marca passo externo movido a manivela.

Eletroencefalograma (1929)

A Eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica. Colocando-se eletrodos em posições pré-definidas ou na utilização do Sistema internacional 10-20 sobre o couro cabeludo do paciente, um amplificador aumenta a intensidade dos potenciais elétricos que posteriormente serão plotados num gráfico. O psiquiatra Hans Berger obteve a primeira imagem gráfica das correntes elétricas do cérebro, começando seus trabalhos na eletroefalografia a partir de 1929.

Cíclotron (1929)

        O cíclotron é um instrumento que foi desenvolvido em 1931 pelos físicos Lawrence e Livingston da Universidade da Califórnia, com o propósito de acelerar partículas atômicas carregadas até atingir velocidades próximas a da luz.

Freio ABS(1929)

O freio ABS (Antiblockier-Bremssystem), tem como função impedir que a roda do carro trave durante a frenagem, impedindo assim a derrapagem que é a causa de grande parte dos acidentes de trânsito, permitindo desviar de objetos na pista enquanto o carro é freado. O freio ABS conhecido atualmente foi criado pela empresa Bosch, a sua atual versão (8.0) é eletrônica e pesa cerca de 1,5 Kg, são usados sensores que monitoram o movimento do carro e a rotação de cada roda, quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, o sistema ABS envia sinais para válvulas e bombas do sistema de freios para aliviar a pressão do óleo. O primeiro Sistema ABS foi criado por Gabriel Voisin em 1929 para ser utilizado em aeronaves, no entanto, era um sistema totalmente mecânico.

Radiossonda (1930)

A radiossonda foi inventada pelo meteorologista soviético Pavel Molchanov o qual lançou o primeiro modelo em 30 de janeiro de 1930. Radiossonda é um conjunto de equipamentos e sensores transportados por balões meteorológicos, eles transmitem parâmetros atmosféricos e os transmitem a um receptor fixo.

Radiotelescópio (1931)

        Em 1931, Karl Jansky inventou o radiotelescópio. Radiotelescópios é um equipamento capaz de coletar as ondas rádio provenientes do espaço. Existem vários tipos de radiotelescópios, os mais tradicionais tendo uma área de recepção na forma de um prato, feito de metal. um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou um conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.


Aerogel (1931)

O Aerogel é um material sólido mesoprosopo extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais se destaca a excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe. O Aerogel foi inventado por Steven Kistler, em 1931. O primeiro resultado foi o gel de silício.

Microscópio Eletrônico (1931)

        Nesse tipo de microscópio são utilizadas bobinas que captam feixes de elétrons, podendo ter uma imagem muito mais aproximada da amostra, foi inventado em 1932 pelo físico alemão Ernst Ruska.



Tiopental (1932)

        O tiopental é um barbitúrico de ação rápida usado em anestesia e hipnose, é administrado intravenosamente para anestesia geral ou para produção de anestesia completa de curta duração, também é utilizado na injeção letal. Foi descoberto em 1931 por dois químicos que trabalhavam na Abbott

Disco de vinil (1932)

        Em 1932 é criado o LP de 33 1/3 r.p.m com longa duração (long play). O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Esses microsulcos são microscópicos e tem ranhuras que fazem a agulha vibrar, gerando som, que é amplificado posteriormente..



Radio FM (1933)

Em 1933 O americano Edwin Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da Radio Corporation ofAmerica (RCA). FM é a abreviatura para modulação em frequência ou frequência modulada. Uma rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora, mas com limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio.

Olho de gato (1934)

Em 1934, em uma noite chuvosa, o carro de PercyShawn quase caiu em um precipício. O que salvou sua vida foram duas luzinhas brilhantes na beirada da estrada, os olhos de um gato perdido, isso despertou da cabeça de Percy a idéia de criar refletores que demarcassem os limites da estrada que são usados até hoje.



Radar (1835)

Robert Watson-Watt em 1935, devido à necessidade de um método que ajudasse a localizar aeronaves e tempestades que se aproximavam, ele localiza objetos a partir da emissão de sinais de rádio que ao serem refletidos dão informações importantes, como velocidade e localização.

Espectrofotometria (1935)

Espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. O grande inventor deste instrumento tão fundamental nos dias de hoje foi o químico americano Arnold O. Beckmanem 1935.

Resina Epóxi (1936)

Uma resina epóxi é um tipo de plástico que se endurece quanto entra em contado com um agente catalisado. As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a. Foi descoberta pelo suíço Pierre Castan e o americano, S. O. Greenlee em 1936.

Biodiesel (1937)

O Biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, obtido a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador. Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação. O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo. Em 32 de agosto de 1937, G. Chavanne da Universidade de Bruxelas (Bélgica) teve concedida uma patente para um "Procedimento para a transformação de óleos vegetais para seu uso como combustíveis".

Motor a jato (1937)

Também conhecido como reator ou motor a reação, um motor a jato  é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos. O primeiro motor turbo-jato, desenvolvido por Frank Whittle funcionou em 1937.



Motor Turboélice (1937)

Turboélice é um motor de reação mista, é basicamente um motor a jato acionando uma hélice. Entre o eixo da turbina e a hélice há um redutor de velocidade. A força propulsiva deste motor é produzida 90% pela hélice e 10% pelos gases de escapamento.

Míssil Balístico (1938)

Um míssil balístico é o tipo de míssil que segue uma trajetória pré-determinada, que não pode ser alterada após o míssil queimar todo o seu combustível, á partir desse momento ele segue sua trajetória de acordo com as leis da balístico-física. Para cobrir grandes distâncias, a trajetória dos mísseis balísticos atinge as camadas mais altas da atmosfera ou o espaço, efetuado um vôosub-orbital. Em 1942 WernhervonBraun criou o míssil balístico V2 para Hitler.


Walkie-talkie (1938)

Walkie-talkies são transmissores e receprtores de rádio de dois pontos, de mão e portátil, foram desenvolvidos pra uso militar por Alfred J. Gross em 1938 e hoje auxiliam em segurança, comércio, saúde e diversos setores, no Brasil existem algumas leis da Anatel para seu uso, sendo permitido apenas para, comunicar-se com outra pessoa, enviar mensagens de emergência, auxiliar viajantes e efetuar um teste rápido.





Dietilamina do ácido lisérgico (LSD) (1938)

É um composto cristalino, que ocorre naturalmente como resultado das reações metabólicas do fungo Clavicepspurpurea. Foi sintetizado pela primeira vez em 1938 e, em 1943, o químico suíço Albert Hofmann acidentalmente descobriu os seus efeitos, de que se tornou entusiasta até sua morte aos 102 anos. Ela causa alterações sensórias de variação inesgotável e imprevisível, seus efeitos mínimos já podem ser sentidos com apenas 20µg. Seus efeitos têm relação direta com o estado emocional momentâneo da pessoa. Apesar de ser uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas ainda são desconhecidos os riscos à saúde, podendo apenas causar dependência psicológica segundo alguns autores.

Bomba de fragmentação (1939)

        Esse tipo de bomba se explode liberando uma grande quantidade de fragmentos menores que podem abranger uma grande área, com a principal função de matar pessoas com uma grande eficiência. A primeira bomba de fragmentação a ser usada em uma operação foi a alemã SD-2 ou SprengbombeDickwandig 2 kg, conhecida como Bomba borboleta. A SD-2 foi usada durante a Segunda Guerra Mundial para atacar alvos civis e militares.

Helicóptero (1939)

Helicóptero (é um tipo de aeronave de asas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o vôo. Em contraste com aeronaves de asa fixa, isso permite que o helicóptero possa decolar e pousar verticalmente, pairar e ir para frente, para trás e lateralmente. O primeiro vôo de um helicóptero completamente controlável foi demonstrado por Hanna Reitsch em 1937 em BerlimAlemanha.



Diodo semicondutor (1939)

Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de 0,3 V(germânio) e 0,7 V(silício). O diodo semicondutor foi inventado por Russel Ohl em 1939.

Penicilina (1941)

A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicilliumchrysogenum. Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.



Hemodiálise (1943)

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais, A hemodiálise foi criada por Willem Kolff em 1941.

Bomba atômica (1945)

            A primeira bomba atômica (ou bomba A) foi testada em 16 de julho de 1945 perto de Alamogordo, Novo México. Tratava-se de um tipo inteiramente novo de explosivo que obtinha sua potência da ruptura ou fissão dos núcleos atômicos de vários quilos de plutônio. Uma esfera do tamanho de uma bola de beisebol produziu uma explosão equivalente a 20 mil toneladas de trinitrotolueno (TNT), aproximadamente a mesma energia liberada pela bomba lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima, em 1945.
Em 1905, Albert Einstein publicou a teoria da relatividade. De acordo com ela, a relação entre massa e energia é dada pela equação E = mc2: uma pequena quantidade de matéria equivale a uma grande quantidade de energia. Mais tarde, em 1939, a física austríaca Lise Meitner e seu sobrinho, o físico britânico Otto Frisch, explicaram a reação da fissão nuclear, descoberta pelo físico alemão Otto Hahn com a ajuda de Meitner. A fissão possibilita a liberação da energia nuclear.
A quantidade mínima de material físsil, com uma forma dada, necessária para manter a reação em cadeia, é chamada de massa crítica. Para se ter a bomba atômica, é preciso unir, e colocar em contato, uma massa de material físsil maior que a massa crítica, durante um milionésimo de segundo antes da explosão. As armas nucleares também podem utilizar a energia liberada na fusão dos elementos mais leves, como o hidrogênio. Por essa razão, a bomba de fusão nuclear é chamada também de bomba de hidrogênio, ou bomba H. A energia que libera 0,5 kg de um isótopo de hidrogênio é equivalente a 29 quilotons de TNT, ou seja, três vezes mais que a mesma quantidade de urânio. A fusão só se produz em temperaturas de vários milhões de graus e a velocidade do processo de fusão aumenta conforme a temperatura. Essas reações são chamadas, por isso, reações termonucleares (induzidas pelo calor).

http://www.agracadaquimica.com.br/imagens/artigos/bomba.jpg
Explosao da Bomba Atomica
Micro ondas (1945)    


No de 1945, descobriu-se que ondas semelhantes às de UHF seriam capazes de polarizar as moléculas da água, fazendo com que elas girem, alinhando o seu eixo polar com o campo magnético, com velocidade de aproximadamente 2500 milhões de ciclos por segundo, gerando calor sobre todo o volume da matéria orgânica exposta. Esse aquecimento interno que é quase uniforme diminui consideravelmente os tempos de aquecimento. Que por primeiro lugar é necessário esperar que o calor chegue ao interior dos alimentos, e em segundo, permite o uso de potências mais elevadas sem riscos de queimar a comida se for o caso. Sua utilização até o final dos anos 60 era restrita a empresas fabricantes de refeições prontas. Pouco tempo depois chegavam às lojas e casas os primeiros modelos domésticos, que após certo tempo foram diminuindo seu tamanho até chegarmos aos modelos atuais. 

Quimioterapia (1946)

O termo refere-se ao tratamento de doenças por substâncias químicas que afetam o funcionamento celular, podendo ser uma opção para o tratamento do câncer aonde são utilizadas drogas antineoplásticas.
O uso de substâncias químicas e drogas para propósitos medicinais foram registrados no século X pelo médico persa Muhammad ibn Zakarīya Rāz. Entretanto a primeira droga usada para a quimioterapia do câncer, data por volta do século XX, através de uma substância que não foi usada com esse propósito. O chamado gás Mostarda foi usado na guerra química durante a Primeira Guerra Mundial e foi estudada durante a Segunda Guerra. Que após observar a reação no organismo de pessoas expostas ao gás mostarda em uma operação militar, constatou-se que elas tiveram uma diminuição na contagem de leucócitos do sangue, devendo ter um efeito similar no câncer. Depois disto, na década de 1940, muitos pacientes com linfoma avançado receberam a droga por via intravenosa, ao invés de inalar o gás. A melhora destes pacientes, embora temporária, foi notável. Esta experiência levou a pesquisas com outras substâncias que tinham efeito similar contra o câncer. Como resultado, muitas outras drogas foram sendo desenvolvidas no tratamento contra o câncer. 


Transistor (1947)       

Com a invenção da válvula triodo, a partir da válvula diodo, muitos pesquisadores passaram a trabalhar com a possibilidade de se controlar a corrente num retificador de estado sólido, a partir de algum eletrodo colocado na sua estrutura. Isso permitiria elaborar um dispositivo de estado sólido capaz de amplificar correntes da mesma forma que faz a válvula triodo.         
O primeiro transistor consistia de três eletrodos ligados a um pequeno bloco de germânio. Dois dos eletrodos, chamados emissor e coletor, eram posicionados bem próximos na parte superior do germânio. O outro eletrodo, chamado base, era conectado à parte inferior do germânio. Quando tensões elétricas eram aplicadas adequadamente ao emissor  aplicava-se uma pequena tensão positiva e ao coletor aplicava-se uma tensão um pouco maior e negativa, o dispositivo podia funcionar como amplificador de correntes alternadas.        
Em essência, uma pequena variação na tensão de entrada produzia uma grande variação na corrente de entrada; esta, por sua vez, produzia uma variação ainda maior na corrente de saída Sendo tanto a corrente quanto a tensão de entrada relativamente pequenas, a potência de entrada era também pequena. Já a corrente e a tensão de saída eram mais elevadas, de forma que a potência de saída bem maior do que a potência de entrada de forma que o dispositivo funcionava como um amplificador. Os responsáveis por essa invenção seriam William Bradford Shockley (1910-1989), Walter H. Brattain (1902 - 1987), John Bardeen (1908-1991)




Desfibrilador (1947)

É o equipamento utilizado em uma parada cardiorrespiratória com o objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco, sendo o primeiro elaborado por Claude Beck em 1947 utilizado em intra-operatório. Em 1956 o médico Paul Zoll Elabora a teoria e equipamento da desfibrilação externa. O Desfibrilador Automático Externo utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco FV ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Tem o propósito de ser utilizado por público leigo, com recomendação que o operdor faça curso de Suporte. Hoje, são utilizados equipamentos em Unidade de Emergência e UTI, com cargas monofásicas que variam de 0 a 360 Joules ou Bifásicas de 0 a 200J.


Código de barras (1948)   
                                                                                       
Os responsáveis pela invenção do código de barras foram os americanos Norman Woodland e Bernard Silver. Eles desenvolveram um sistema capaz de codificar dados em círculos concêntricos, posteriormente adaptado para a forma como conhecemos hoje.
Apesar de a patente do código de barras ter sido concedida no dia 7 de outubro de 1952, o sistema só passou a ser utilizado comercialmente anos depois. O primeiro leitor de código de barras em um supermercado só foi instalado em 1974.

Holografia (1948)

        A holografia é uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Foi concebida teoricamente em 1948 e somente executada pela primeira vez nos anos 60, após a invenção do laser. É utilizada pela Física como uma sofisticada técnica para análise de materiais ou armazenamento de dados. Foi Dennis Gabo um Engenheiro Eletricista e inventor húngaro-britânico que ficou notavelmente conhecido pela 
invenção, aperfeiçoamento da Holografia, pelo qual recebeu o Nobel de Física de 1971. 


Robô (1948)

        O nome robô se dá a qualquer máquina de operação automática que substitua o homem na execução de trabalhos. Sendo sua aparência e forma de executar tarefas não se assemelham necessariamente às dos seres humanos. Os robôs da atualidade descendem de duas linhas de evolução que seriam os antigos brinquedos mecânicos denominados autômatos e máquinas industriais progressivamente inovadas e especializadas. Sua invenção tenta desde os tempos muitos remotos, se enquadrar nos esforços das sociedades humanas para livrar-se dos trabalhos mecânicos ou penosos, acelerando seus avanços a partir da revolução industrial, diferenciando-se das máquinas fundamentalmente por sua capacidade de funcionar automaticamente, sem a intervenção permanente do homem. O ancestral mais primitivo dos atuais robôs industriais é possivelmente a clepsidra, ou relógio de água, que, graças ao emprego do sifão, oferecia sobre a ampulheta a vantagem substancial de permitir a reciclagem automática da água, cujo fluxo constante media o tempo. Esse dispositivo inventado pelos gregos data de 250 a.C.

        
Paracetamol (1948)    


        Paracetamol é um analgésico e antitérmico muito popular em nosso meio, podemos dizer que é um dos remédios mais utilizados atualmente. O nome científico do paracetamol é acetaminofeno, uma substancia analgésica sem nenhuma propriedade antiinflamatória, ou seja, é indicado apenas para casos de dor e febre. O paracetamol é apresentado de quatro formas diferentes, em comprimidos, em cápsulas, xaropes e gotas e também encontramos o paracetamol puro ou associado com outras substancias, com indicações diferentes. Apesar de ser altamente utilizado sem nenhum controle, o paracetamol tem contra-indicações graves, seu uso deve ser controlado e não pode passar de 4 mil miligramas diárias, podendo causar danos no fígado, pois a substancia possui um potencial hepatóxico muito alto. As doses para crianças até 37 kg, não podem ultrapassar 80 mg. O uso de paracetamol requer atenção, pois é o analgésico e antitérmico mais usado em casos de febres infantis e dores em geral, mas em doses altas pode ocorrer toxidade e até levar o paciente a morte.

Pager (1949)


        Pager ou bipe é um dispositivo eletrônico usado para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. Sendo ele quem precedeu a tecnologia dos telemóveis, acabou sendo muito popular nos anos de 1980 e 1990, usando transmissões de rádio para interligar um centro de controle de camadas e o destinatário. Os primeiros pagers só dispunham de notificações de áudio, como uma série de bips, pra indicar o recebimento de uma mensagem. A parte contactada tinham então de telefonar para o centro de controle de chamadas para receber as mensagens de um operador ou de um dispositivo primitivo de correio de voz.



Cartão de crédito (1949)

Os cartões de crédito surgiram na década de 50, quando os executivos americanos Frank MacNamara e Ralph Schneider conseguiram que o dono do restaurante admitisse o reconhecimento da despesa com a simples assinatura da nota, por terem esquecido o talão de cheques.          
A partir desse incidente, Frank Namara teve a idéia de criar o primeiro cartão sob o título de Diners Club Card, envolvendo 27 restaurantes e, inicialmente, cerca de 200 associados. A concepção do sistema estava ligada à utilização em restaurantes. Mas a denominação "Cartão de Crédito" teria sido utilizada, pela primeira vez, na novela de Edward Bellamy, Looking Backward. Nela já se dizia isto em 1888, o uso de um vale para a compra de produtos necessários à sobrevivência. O cartão de crédito é hoje uma forma de pagamento eletrônico. É um cartão de plástico que contém, pelo menos, o nome do portador, número do cartão e data de validade na frente, além de ter a assinatura do portador ou cliente. O cartão de crédito pode ser usado como meio de pagamento para comprar um bem ou contratar um serviço. O titular recebe mensalmente no endereço indicado a fatura para pagamento e pode escolher pagar o total cobrado ou somente o mínimo, postergando o pagamento do restante para o mês seguinte mediante cobrança de juros.


Controle remoto (1950)         

        Controle remoto ou comando à distância é um aparelho utilizado para realizar uma operação remota a uma máquina. Seu termo pode se referir ao controle remoto de uma televisão, porém é utilizado em diversos meios como ar condicionados, portões elétricos e vídeo games.


Reator nuclear (1950)

        De uma forma simples, as primeiras versões de reator nuclear produzem calor dividindo átomos, diferentemente das estações de energia convencionais, que produzem calor queimando combustível. O calor produzido serve para ferver água, que irá fazer funcionar turbinas a vapor para gerar electricidade.                      Um reator produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiação neutrónica e gama. Ambas são mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenças, leucemia e, por fim, a morte. O reactor deve estar rodeado de um espesso escudo de cimento e aço, para evitar fugas prejudiciais de radiação. As matérias radioactivas são manejadas por controle remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiação.


Bomba de Hidrogênio (1951)


Após uma conferência em março de 1938 o imigrante alemão Hans Albrecht Bethe (1906-2005) desenvolverá a teoria de como a fusão nuclear podia produzir a energia que faz as estrelas brilharem, publicado em 1939. A partir disso criou-se a chamada bomba de Hidrogênio. Seu funcionamento baseia-se em reações nucleares de fusão, isto é, dois átomos de hidrogênio se chocam com bastante energia e fusionam, transformando-se num átomo mais pesado. Na realidade não se trata de hidrogênio normal, mas hidrogênio pesado. Nesta fusão há liberação de uma quantidade substancial de energia.
        A fusão dos átomos de hidrogênio é o meio pelo qual o Sol e as estrelas produzem seu enorme calor. O hidrogênio no interior do Sol está comprimido de tal modo que pesa mais do que chumbo sólido. A temperatura desse hidrogênio alcança elevados índices, cerca de 15 milhões de graus centígrados, no núcleo do Sol. Nessas condições, os átomos de hidrogênio movem-se de um lado para outro e chocam-se uns com os outros violentamente. Alguns dos átomos fundem-se para formar átomos de hélio, um elemento mais pesado que o hidrogênio. Essa reação termonuclear, ou fusão, desprende energia sob a forma de calor.

Fibra ótica (1952)

         As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas uma vez que são transparentes e podem ser agrupadas em cabos. Estas fibras são feitas de plástico ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas mais utilizadas são as correspondentes à gama da luz infravermelha.
Fibra óptica é um filamento, de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. Estes filamentos têm diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micra até vários milímetros. A transmissão da luz pela fibra segue um mesmo princípio, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz em uma extremidade da fibra, e pelas características ópticas do meio, esse feixe percorre a fibra através de consecutivas reflexões. A fibra possui no mínimo duas camadas: O núcleo e o revestimento. No núcleo ocorre a transmissão da luz propriamente dita, embora o revestimento não seja menos importante. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenômeno da reflexão total. A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos MCVD, VAD e OVD os mais conhecidos.


Câmara de bolhas (1952)  
   
Inventado por Donald A. Glaser, em 1952, pelo feito, recebeu o prêmio Nobel de Física em 1960.           Câmara de bolhas é um vasilhame cheio com liquido transparente superaquecido que é usado para detectar partículas eletricamente carregadas movendo através dela.

Clonagem (1952)        
    
       Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo. A clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente            
        A palavra clone foi introduzida na língua inglesa no início do século XX. A sua origem etimológica é da palavra grega klón que quer dizer broto de um vegetal. Então podemos dizer que clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si. Designa também todos os indivíduos, considerados coletivamente, resultantes da reprodução assexuada
.






Diamantes sintéticos (1953)    

Em 1880 J. Balentine Hannay tivesse produzido minúsculos cristais, só em 1955 cientistas de general Electric company conseguiram um método eficaz para a síntese de diamantes. Este jeito foi creditado a Francis Bundy, Tracy Hall, Herbert M. Strong e Robert H. Wentorf, depois de investigações efetuadas por Percy W. Bridgeman na Universidade de Harvard. Os diamantes assim conseguidos eram de qualidade industrial, sendo hoje em dia produzidos em larga escala. Atualmente, existe a possibilidade de fazer diamantes sintéticos, submetendo grafite a pressões elevadas. No entanto, o resultado são quase sempre cristais de dimensões reduzidas para poderem ser comercializados como gemas. Sendo a chance de adquirir um diamante sintético no lugar de um natural é quase nula, sendo inclusive inferior à possibilidade de encontrar gemas que os comerciantes dizem ser diamante mas que não o são realmente.


Caixa Preta (1953)          

A chamada caixa negra é um sistema de registro de voz e dados que existe nos aviões, onde são gravados os sons do ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio são gravados pelo CVR. E os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como, FDR. Funções distintas mas com uma inscrição eletrônica de tempo, que também é fundamental. Ficam normalmente na calda do avião, fabricadas com materiais extremamente resistentes, para caso aconteçam futuros acidentes, não se danifiquem, para poder analisar os dados obtidos.






Bafômetro (1954)    
      
Bafômetro é o aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, que analisando o ar vindo dos pulmões. Muito utilizado por policiais para verificar o nível alcoólico do meliante.
O motorista só deve assoprar o bafômetro com a força do tubo que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução acida de cromato de potássio, que irá “verificar o nível de álcool no sangue”. 






Ultrassonografia (1953)  
      
A Ultrassonografia também conhecida como ecografia é um método que aproveita e eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas do organismo. Normalmente utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoeléctrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através de computação gráfica, sendo que quanto maior a frequência maior a resolução obtida. A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil e ubíqua, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário.


Disco Rígido HD (1956)

        O Disco rígido, popularmente conhecido como HD é a parte do computador onde são armazenados os dados. Sendo o disco uma memória não-volátil, ou seja, as informações não se perdem após o computador se desligado, e ainda é considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por se uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente quando reiniciamos o computador.  
        O primeiro foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de setembro de 1957. Formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para a época
.



Inteligência Artificial 
          
A “IA” é uma área de pesquisa da ciência da computação e engenharia da computação, que se volta a buscar métodos ou dispositivos computadorizados que possuam ou simulam alguma capacidade racional para resolução de problemas, pensar, ou de forma mais ampla, ser inteligente.
O desenrolar da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing, e o próprio nome foi cunhado em 1956. Seus principais idealizadores foram os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky.
No inicio a IA visava reproduzir o pensamento humano. Após abraçar a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, uso da linguagem. E Apenas recentemente, com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias.

Pílula anticoncepcional (1956)             
   
       A conhecida pílula anticoncepcional, é uma combinação de estrogênio e progestágeno administrada pra inibir a fertilidade normal da mulher. Os contraceptivos orais foram aprovados para o uso inicialmente nos Estados Unidos em 1960, e são uma forma muito popular de controle de natalidade. Sua síntese da Noretindrona, um composto base do contraceptivo oral, foi realizada no dia 15 de outubro de 1951, pelo químico mexicano Luis E. Miramontes, junto com Carl Djerassi e Jorge Rosenkranz.

Satélite artificial (1957)      
        
 
    Satélite artificial seria qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor de algum planeta, usa-se esse nome para diferenciar de satélites naturais como a lua. Hoje além dos satélites do sistema de posicionamento Global, satélites de comunicações, científicos, militares. Não há estatísticas oficiais, mas estima-se que já foram lançados aproximadamente 4.600 satélites, e que apenas cerca de 500 deles continuam em funcionamento. A União Soviética foi o primeiro país a colocar um satélite no espaço, o Sputnik, em 1957




Fertilização in vitro (1959)          
 
     O FIV, fertilização in vitro é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na colocação, em ambiente laboratorial, que procura obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, para a cavidade uterina. O nascimento de Louise Brown em 1978, a primeira criança concebida após fertilização in vitro e transferência de embrião, marcou o início de uma era de extraordinário progresso no entendimento e tratamento dos problemas relacionados à fertilidade humana. Originalmente a fertilização in vitro seguida de transferência de embriões foi proposta para o tratamento dos casos de infertilidade tubária, ou seja, para aquelas pacientes em que as trompas estavam ausentes ou irreparavelmente obstruídas. O aprimoramento das técnicas de FIV ampliou as suas indicações e permitiu o seu uso para o tratamento da infertilidade de outras etiologias.            
       A fertilização in vitro, muitas vezes denominada Bebê de Proveta, deve-se ao fato da fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorrer fora do corpo, em laboratório, ou seja, in vitro. Os embriões resultantes da fertilização in vitro são transferidos para o útero aproximadamente 72 horas após a captação de óvulos.
 


Sonda espacial (1959)      
                                                                                                  
      Sonda espacial são naves que carregam equipamentos de laboratório e câmeras para lugares ainda inacessíveis ao homem. Em Marte e em Vênus, os planetas mais próximos da Terra, várias sondas já pousaram. Outras passaram por Mercúrio, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, o mais distante, ainda não recebeu nenhuma visita. Mas a participação dessas exploradoras espaciais começou bem mais perto, com a própria Lua, quando, ainda em 1959, a ex-União Soviética mandou suas primeiras sondas. Uma delas, a Luna três, fez as pioneiras fotos do lado escuro do nosso satélite. Entre as americanas, as estreantes foram as sondas Ranger, que tiraram mais de 17 mil fotos da Lua na década de 60. Essas imagens, claro, foram essenciais para que, em 1969, astronautas fossem levados para lá com relativa segurança. Depois da Lua, os soviéticos mandaram com sucesso esses equipamentos para Vênus: em 1975, suas sondas Venera 9 e 10 tiraram as primeiras fotos a partir da superfície de outro planeta.



Laser (1960)

        Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais, ela possui comprimento de onda muito bem definido, todas as ondas dos fótons que compõe o feixe estão em fase, e propaga-se como feixe de ondas praticamente paralelas. Embora houvesse diversas teorias sobre a luz. Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov, da União Soviética, ganhadores do Prêmio Nobel em 1964, trabalharam de forma independente em um oscilador quantum e resolveram o problema da emissão continua utilizando duas fontes de energia com níveis diferentes. Mais tarde o maser foi adaptado para emitir luz visível, então batizado de laser.




Robô industrial (1961)  
 
    É oficialmente definido pelo como um manipulador multi propósito controlado automaticamente, reprogramável programável, produzidos com o objetivo da manufatura, suas funções básicas ou típicas incluem pintura, soldagem, montagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos, e realização de teste, tudo realizado com uma precisão, velocidade, e robustez relativamente elevadas. Sendo George Devol o dono das primeiras patentes sobre robótica em 1954, ganhando o titulo a companhia Unimation por produzir o primeiro robô industrial. 






Observatório espacial (1962)

        Um observatório espacial, também conhecido como telescópio espacial, é um satélite artificial utilizado para a observação de planetas, estrelas, galáxias ou outros corpos celestes de forma parecida com os telescópios sobre a terra. Um grande número de telescópios tem sido postos em órbita, fato que propiciou um enorme avanço do conhecimento do cosmos. Um exemplo seria Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial "Hubble".

Tela de plasma (1964)  
         
        O primeiro monitor monocromático de plasma foi desenvolvido em 1964, para os computadores PLATO, em parceria com a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign por Donald Bitzer, H. Gene Slottow e o estudante Robert Wilson. É um dispositivo baseado na tecnologia de painéis de plasma, que foi aprimorada na última década para o mercado da televisão de alta definição. O funcionamento baseia-se na ionização de gases nobres contidos em minúsculas células revestidas por fósforo.



Videogame (1968)      

        Videogame é um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe geralmente uma televisão ou um monitor. O termo videogame, também, é amplamente utilizado, no Brasil, para se referir ao console onde os jogos são processados. Os sistemas eletrônicos usados para jogar videogames são conhecidos como plataformas - como, por exemplo, computadores e consoles. Os árcades e celulares são também bons exemplos de plataformas. A primeira menção ao que se assemelha a um vídeo game data de 1947 - um "Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos", patenteado no ano seguinte por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. Inspirado na tecnologia de radares consistia em um dispositivo analógico que permitia controlar um ponto vetorizado na tela, simulando mísseis acertando alvos, que eram simplesmente pontos fixos na tela.



Mouse (1968)  

        O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. O mouse mecânico funciona mediante o rastreamento de uma bolinha que gira dentro do mouse, conforme ele é aarastado. Se você olhar dentro do mouse poderá ver algo muito parecido com um diagrama dentro. A bolinha do mouse entra em contato com dois rolos, cada um se move para uma direção diferente. Quando o mouse se move sobre algo como um mousepad, ele manda as informações coletadas via sua porta serial para o sistema operacional, e com isso ele move a seta através da tela.




Telefone Celular (1970)

       O celular teve origem em uma ideia no ano de 1947, porém foi em 1968 que pesquisadores perceberam a importância de criar uma rede de comunicação móvel avançada. Em 1973 surgiu o primeiro telemóvel, o DynaTACTM Cellular Phone da Motorola, e em 1975 foi registrada a patente desse sistema para Martin Cooper, da empresa Motorola.
        Martin Cooper foi também o autor da primeira ligação de um celular, realizada em 1973. Entretanto, o celular começou a ser comercializado apenas em 1983, com o chamado DynaTAC 8000x, da Motorola, que pesava cerca de 800 gramas, (ganhando apelido de “tijolão”) e custava 3.995 dólares.
        O celular, como todos sabem, obteve uma grande evolução, atualmente é capaz de diversas funções, além de ser amplamente utilizado ao redor do planeta.



Microprocessador (1971)

       O microprocessador, que pode ser considerado como o coração de qualquer computador, é na verdade, uma máquina de computação que está embutido em um chip. O primeiro microprocessador da história foi o Intel 4004, de 4 bits, que foi lançado em 1971, e utilizado em uma das primeiras calculadoras eletrônicas portáteis.
        Já o primeiro microprocessador utilizado em um computador pessoal foi o Intel 8008, de 8 bits, lançado em 1974. Porém foi o Intel 8088 que trouxe popularidade, e a partir dele veio uma longa lista de microprocessadores.  As duas principais empresas fabricantes são as rivais Intel e AMD, em que a maioria dos computadores vem com seus microprocessadores.·.
       Até o dia de hoje os microprocessadores tiveram uma grande evolução, que pode ser explicada por meio da seguinte comparação entre o Intel 8080 (1974) e o Intel i7 (2008):
- O 8080 tinha 6.000 transistores, enquanto o i7 possui 731.000.000.
- A velocidade de clock do 8080 era de 2 MHz, a do i7 é de 1.6 GHz até 3.46 GHz.
- Largura de dados do Intel 8080 era de 8 bits e a do i7 é de 64 bits.


Bomba de insulina (1972)

        A bomba de insulina é um pequeno computador, movido a bateria, semelhante ao tamanho de um Pager, que é ligado ao corpo por um fino cateter com uma agulha flexível na ponta. Esta agulha é inserida na região subcutânea do abdômen ou da coxa, devendo ser substituída a cada dois ou três dias.
        O modelo original da bomba de insulina foi feito nos anos 70, e houve vários aprimoramentos até as bombas de insulina atuais. Uma vantagem da bomba de insulina é que, como estudos comprovaram, as pessoas que a usam conseguem controlar melhor os níveis de açúcar no sangue do que pessoas que usam outros métodos. Porém a bomba tem uma desvantagem, que é o incomodo que a pessoa tem ao fazer algum exercício, ou alguma atividade como comer, dormir com o aparelho preso à sua barriga.
        
Câmera digital (1975)

        As câmeras digitais são muito comuns hoje em dia, muitas pessoas usam elas diariamente, para diversas finalidades. Os primeiros protótipos começaram a aparecer nos anos 70. A Kodak em 1975 lançou seu primeiro protótipo, pesando cerca de 4 quilos. Depois a Fairchild lançou a primeira câmera para uso comercial da história, conhecida como V-101.
        Nos primeiros anos de invenções das câmeras digitais, os funcionários e empresários não viam grande utilidade em uma câmera que não precisava de filmes. Não achavam que era atrativo para as pessoas ter de olhar as imagens em uma televisão, e não havia como armazenar as imagens digitais. Com a grande evolução dos computadores estes problemas seriam resolvidos, mas demoraria ainda um tempo para estas câmeras substituírem os filmes tradicionais.
        O primeiro motivo para a compra de uma câmera digital veio com o lançamento da Sony em 1981, o modelo Mavica, que capturava imagens em 0.3 megapixels, e custava em torno de 12 mil dólares. Porém a real popularização só aconteceu na década de 90, com resoluções de 320x240 pixels, e possibilidade de armazenar até 32 imagens em 1 MB de memória interna. Atualmente as câmeras estão acima dos 10 megapixels, em um processo constante de evolução, semelhante aos celulares.



Vacina contra a hepatite B (1980)

        A hepatite é uma inflamação no fígado, que pode ser causada por bactérias e por vírus, assim como por consumo de produtos tóxicos, como o álcool, por exemplo. Estima-se que mais de 50 % da população mundial já foi contaminada com a hepatite b.
        A vacina da hepatite B começou a ser testada na França em 1975, e comercializada a partir de 1981. Como a hepatite b é uma das principais causa de câncer de fígado, a vacina previne a hepatite e também o câncer.
        A vacina consiste em 3 doses, que são administradas através de injecções  intramusculares, com uma eficácia de 95%. Sendo a imunidade com uma boa duração, não há necessidade de reforço até os primeiros 10 anos de vacinação.

Ônibus Espacial (1981)

        Os ônibus espaciais foram veículos tripulados reutilizáveis usados pela NASA para suas missões. O projeto destes veículos foi feito em 1972, sendo em 1981 a primeira missão espacial realizada. Os ônibus espaciais foram os primeiro veículos espaciais reutilizáveis, compostos por cerca de 2,5 milhões de componentes, capazes de deslizar de volta para a terra e pousar como um avião.
      Os ônibus espaciais fizeram diversas missões importantes, como implantar o primeiro telescópio espacial, o Hubble em 1990 e construir a estação espacial internacional, além de terem colocado em órbita diversos satélites. Contudo, várias fatalidades ocorreram durante o programa do ônibus espacial, como a explosão do Challenger durante a decolagem em 1986 e a explosão do Columbia quando entrava na atmosfera em 2003.
        O programa teve fim em 2011, com mais de 40 anos de duração, tendo custado muito mais do que do que foi inicialmente calculado. Embora tenha tido diversos triunfos, o programa acaba sem realmente cumprir com o que foi proposto inicialmente que era tornar viagens espaciais seguras, baratas e frequentes.


Robô Cirúrgico (1985)

        Desde 1985, com a primeira cirurgia realizada com ajuda de um braço robótico, que os robôs ajudam na medicina. Aplicados em diversos setores industriais, os robôs mudaram o modo de fazer carros e diversos bens de consumo. E foram cada vez mais utilizados na medicina.
       Atualmente há um grande uso de robôs em diversos tipos de cirurgias, principalmente pelo maior controle e melhor precisão proporcionados por eles. Em 2000 o sistema Da Vinci foi o primeiro sistema robótico com uso permitido nas salas de cirurgia, nos EUA. Outra grande vantagem do uso de sistemas robóticos, como o Da Vinci, é a possibilidade de o cirurgião chegar mais perto do local a ser operado, podendo trabalhar em uma escala menor do que a cirurgia normal.
        Além disso, os robôs são imunes contra o cansaço que os médicos sentem durante cirurgias demoradas, e são programados para trabalharem estavelmente, ignorando eventuais tremores da mão do cirurgião.



Telescópio espacial Hubble (1990)

        Telescópio imaginado nos anos 40 pelo astrofísico Lyman Spitzer, que propôs que um telescópio no espaço revelaria imagens mais claras e de objetos mais distantes do que um telescópio no solo.
        O Hubble foi desenvolvido pela NASA, teve o custo de 2,2 bilhões até seu lançamento, e foi colocado em órbita em 1990. Demorou oitos anos para ser construído, sendo 50 vezes mais sensível que os telescópios no solo e com uma resolução 10 vezes melhor.
        Os objetivos do Hubble são investigar os corpos celestes, auxiliando no estudo da composição destes, e observar a estrutura de estrelas e galáxias, além de estudar a história da evolução do universo. Estando em órbita o Hubble é também uma espaçonave e tem funções relacionadas com energia, comunicação, navegação e computação.
        Diversos artigos científicos foram feitos baseados nas descobertas do telescópio, que proporcionou uma nova visão do espaço, além de belas imagens.


GPS (1993)

        O GPS (Global Positioning System-Sistema de Posicionamento Global) é um sistema no qual, por meio de informações é possível obter a localização de qualquer ponto, por meio de um satélite, é possível, por exemplo, localizar qualquer pessoa que esteja em qualquer parte do mundo.
        Este sistema é constituído de 27 satélites, em que 24 estão em operação, e 3 estão de reserva, caso ocorra alguma falha. Estes satélites foram colocados por meio do exército americano, que inicialmente era um sistema de navegação militar, e depois foi disponibilizado para civis. O custo para colocar este sistema foi de aproximadamente 10 bilhões de dólares.
        Atualmente por menos de R$ 200,00 é possível adquirir um GPS, que com certeza é uma ferramenta muito útil, para diversas situações.
Curiosidades sobre o GPS:
Primeiro satélite GPS foi lançado no ano de 1978;
O sistema foi declarado plenamente funcional em 1993;
Inicialmente, erros de cálculo eram programados, para limitar a precisão dos GPS que não eram militares, porém esta operação foi abortada no ano 2000.

Tratamento com células-tronco (1998)

        Uma célula-tronco é uma célula mãe indiferenciada, que pode se transformar em qualquer um dos tipos de células que formam o corpo humano. Estas células são encontradas em células embrionárias e outros lugares do corpo como: cordão umbilical, medula óssea, sangue, fígado, placenta e líquido amniótico. Uma das principais utilidades das células-tronco é produzir células e tecidos medicinais. As pesquisas sobre as células-tronco tiveram inicio no começo dos anos 80 e em 1998, cientistas reproduziram as primeiras células-tronco humanas embrionárias em laboratório. Desde então, diversas organizações e grupos tomaram posições diferentes, como é o caso da igreja que se posicionou contra a utilização de células-tronco embrionárias. A comunidade científica procura defender as pesquisas, já que elas são muito úteis e geram diversos tratamentos.

0 comentários

Postar um comentário